segunda-feira, 15 de abril de 2013

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO: FALTAM MIL DIAS PARA O FIM DO PRAZO



No dia 5 de abril passado, as Nações Unidas marcaram um momento vital na história do maior e mais bem-sucedido esforço de combate à pobreza: os mil dias para atingir a data prevista para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O primeiro resultado da campanha foi que ontem, 13 de abril, a página ONU Brasil no Facebook ultrapassou 60 mil curtições.

Os oito ODMs foram criados no ano de 2000, quando os líderes mundiais se reuniram nas Nações Unidas e concordaram em reduzir pela metade a pobreza mundial e a fome, diminuir a mortalidade materna e infantil, lutar contra as doenças, melhorar o saneamento básico, oferecer educação para todos e ampliar as oportunidades para as meninas e mulheres.

Alguns dos ODMs foram atingidos globalmente. A redução das taxas de pobreza pela metade foi alcançada e, nos últimos 12 anos, 600 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema. A meta de reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso a água potável foi cumprida, assim como a meta de melhorar significativamente a vida de pelo menos 100 milhões de moradores de favelas.

No Brasil, muitos dos ODMs também foram cumpridos. A meta de reduzir a fome e a pobreza extrema foi alcançada pelo Brasil em 2002. Em 2007, a meta nacional de reduzir a porcentagem de pobres a um quarto da de 1990, apesar de mais ambiciosa, também foi cumprida e superada em 2008, segundo o Governo. E o País também se tornou referência mundial no combate ao HIV/Aids.

Ações nas redes sociais no Brasil
No Brasil, a ONU promoveu ações no Facebook e Twitter em que o público foi o principal colaborador.

De 5 até 12 de abril, qualquer pessoa pôde mandar por mensagem (pelo Facebook) ou pela hashtag #Pos2015 (pelo Twitter, além da #MDGmomentum) uma foto ou vídeo (de até 1 minuto) representando as melhorias e desafios na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em suas comunidades e áreas de atuação.

A equipe de comunicação da ONU selecionou de uma a duas mensagens por dia e publicou em seus perfis oficiais: www.facebook.com/ONUBrasil e www.twitter.com/ONUBrasil

Fonte: ONU Brasil

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