sábado, 27 de abril de 2013

HIPERTENSÃO ATINGE CADA VEZ MAIS CRIANÇAS

 
foto:nickmartins.com.br 

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta-feira, dia 26, é especialmente dirigido ao público jovem, devido ao aumento do número de crianças brasileiras hipertensas, que gira em torno de 6 a 8%.

Realizada em todos os estados do país, a campanha, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, disponibiliza uma cartilha eletrônica para que qualquer pessoa possa se prevenir ou tratar a doença.

"Com a cartilha eletrônica disponível, em modo de impressão qualquer pessoa poderá imprimir e, um professor, por exemplo, poderá utilizar como material didático em sala de aula", explica o diretor da SBC, Carlos Alberto Machado.

Segundo o diretor, o principal fator do crescimento da doença na população brasileira "foi o aumento da expectativa de vida e do sobrepeso".

"As pessoas deixaram de morrer por doenças infecciosas e começaram a morrer por doenças desenvolvidas na velhice. Aqui no Brasil, a hipertensão é mais precoce devido ao aumento de peso da população", comentou
.

No público jovem, normalmente, a hipertensão é caracterizada pela hereditariedade, ou também pelo sedentarismo e obesidade. Estes dois últimos fatores "não necessariamente provocam a doença, mas funcionam como uma bomba-relógio, já que torna a criança mais predisposta a desenvolver a doença precocemente, e não na velhice", explicou Carlos Alberto.


Os principais sintomas da hipertensão são: tontura, falta de ar, palpitação, enjoo, náuseas, dor de cabeça frequente, cansaço inexplicável e alterações na visão. A solução para evita-la é ingerir alimentos saudáveis e praticar exercícios físicos.
vivabem@band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário