quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMÉRCIO VAREJISTA NÃO ESTÁ SATISFEITO COM CHEGADA DO DIA DOS NAMORADOS

 
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro para o próximo Dia dos
Namorados deverá registrar uma alta de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, no Brasil. Caso essa expectativa seja confirmada, as vendas relativas a terceira principal data do comércio apresentariam a menor alta em sete anos.

A retirada dos incentivos fiscais e a elevação dos preços no varejo podem ser apontadas como as principais razões para o menor crescimento real das vendas em 2013. De julho de 2011 a junho de 2012, período referente ao Dia dos Namorados do ano passado, a inflação do varejo acumulava alta de 3,0%, ao passo que, nos últimos 12 meses encerrados em março deste ano, a variação de preços no comércio varejista já cresceu, em média, 8,7%, de acordo com informações da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Este ano, as vendas para o Dia dos Namorados deverão movimentar R$ 2,12 bilhões, o que corresponde a aproximadamente 3,1% do faturamento esperado para todo o mês de junho. O maior destaque do varejo nesse período é o ramo de vestuário e calçados, que deve responder por 61,7% do faturamento esperado com as vendas, movimentando R$ 1,47 bilhão (5,6% a mais que o ano passado). Os dados foram estimados pela CNC a partir das pesquisas anual e mensal de comércio do IBGE.

Com uma previsão um pouco mais otimista, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam que as vendas do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Namorados devem aumentar 5% em relação ao ano passado. 

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