segunda-feira, 4 de março de 2013

GOVERNO FEDERAL PRORROGA PRAZO PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO EMERGENCIAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES

 
O Governo Federal prorrogou o prazo para concessão de financiamentos no âmbito da linha de crédito FNE-Estiagem, administrada pelo Banco do Nordeste (BNB). O prazo deveria ter acabado na última quinta-feira (28). Com a prorrogação, os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), afetados pela seca, têm agora até o final de maio para solicitarem o crédito emergencial ao Banco.

A prorrogação da concessão dos financiamentos inclui contratos de investimento e custeio. Para agricultores familiares, a linha investimento de crédito emergencial FNE-Estiagem tem juros de 1% ao ano, prazo de pagamento de 10 anos, com até três anos de carência.

Operacionalizados pelo Banco do Nordeste e oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), os recursos destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.

O Rio Grande do Norte, como outros estados nordestinos, enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos e ainda contabiliza os prejuízos. O abate de vacas subiu, a produção de leite caiu e o rebanho foi reduzido em pelo menos 25%, de acordo com dados parciais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).

O acesso facilitado ao crédito e a manutenção da venda de milho a preço subsidiado podem, segundo a classe produtiva, ajudar a amenizar as perdas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário