Dos fatores
De acordo com Bristot, os fatores que influenciam o clima no Nordeste são externos. Assim sendo, as chuvas da região são decorrentes do comportamento dos oceanos Atlântico Norte e Sul e do Pacífico, responsável pelos fenômenos El Niño e La niña. Um outro fator primordial para o comportamento do clima, segundo Bristot, é a atividade solar que atinge seu pico a cada 10 ou 11 anos. "Este fenômeno teve seu auge em 2012 e ainda é forte este ano" disse o meterologista.
Das Condições
O comportamento dos oceanos vem se mostrando favorável, segundo Bristot. O oceano Pacífico está neutro, não apresentando El niño nem La niña. Já o Atlântico Norte está apresentando esfriameto das águas enquanto que o Atlântico Sul está com tendência de aquecimento. Esta diferença de temperatura entre os dois oceanos é fator primordial para a descida da zona de convergência intertropical até a região Nordeste.
O que tem preocupado os meteorologistas é o comportamento dos ventos, que tem soprado do leste (nascente) mais forte que o normal. Esta condição foi um complicador para a ocorrência das chuvas no ano de 2012.
Numa Síntese geral, Gilmar disse que a quadra invernosa está próxima de começar e que o ano de 2013 será mais chuvoso que o de 2012, porém teremos a ocorrência de muitos veranicos o que tende a fazer com que a média das chuvas na região semi-árida fique abaixo do normal.
O evento organizado pelo vereador Zé da Noite, contou com a presença de agricutores, representantes de associações, sindicatos e autoridades políticas de Jardim do Seridó e da região tendo deixado de ser local para se tornar regional pela sua importância social e econômica para o Seridó
Nenhum comentário:
Postar um comentário