Mulheres que consomem mais alimentos ricos em ferro, em particular vegetais como os brócolos, correm menos risco de sofrer de TPM, tensão pré-menstrual.É o que revela uma pesquisa feita por especialistas das universidades de Harvard e Massachusetts, nos EUA.
"Os níveis de ferro que se mostraram associados a um menor risco de TPM andam perto dos 20mg por dia, o que é um valor mais elevado do que a dose diária recomendada (18mg) para mulheres na pré-menopausa", destaca Bertone-Johnson, líder da equipe.
Mas não exagere: "Como o consumo elevado de ferro pode ter consequências adversas na saúde, as mulheres devem evitar ingerir mais do que um total de 45mg por dia, a menos que o façam por recomendação médica", frisa.
De acordo com os cientistas, o papel do ferro no alívio dos sintomas da TPM se deve ao fato de este mineral estar associado à produção de serotonina, uma molécula que ajuda a regular o humor.
A síndrome da TPM, que homens e mulheres conhecem muito bem, geralmente aparece nos dias que antecedem a menstruação.Ela se caracteriza pelo aumento da irritabilidade e por manifestações físicas como inchaço abdominal ou dor de cabeça.
O grupo de pesquisadores norte-americanos, que acompanhou cerca de 3.000 mulheres ao longo de 10 anos avaliou a relação entre o consumo de ferro na dieta com o desenvolvimento de TPM.
"Descobrimos que as mulheres que consumiram mais ferro, sob a forma habitualmente presente em vegetais e suplementos, tinham 30% a 40% menos riscos de vir a desenvolver TPM do que aquelas que consumiam uma menor quantidade", afirma Elizabeth Bertone-Johnson, a líder da equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário