De acordo com o Observatório Astronômico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), quem quiser observá-lo terá de olhar para oeste, próximo à Lua Nova, por volta das 20h. Segundo Marcelo Emílio Bruckmann, técnico do observatório, com um pequeno instrumento, como um binóculo, já é possível observar o Pan-Starrs.
Em locais com pouca poluição luminosa (regiões mais afastadas das grandes cidades), existe a possibilidade de ele ser visto a olho nu. Ele vai estar bem próximo do horizonte. O Pan-Starrs deve permanecer visível até o dia 15, mas o melhor dia para observá-lo será a próxima terça-feira (12). Outro cometa que está cruzando o céu brasileiro é o Lemmon, mas esse será bem mais difícil de observar.
Mas se o Pann-Starrs já está chamando atenção dos amantes, a grande expectativa é pela passagem do Ison. “Talvez este seja o cometa do século. Estão comentando que a visibilidade dele pode ser tal que possa ser visto durante o dia. Eu acho muito auspicioso ainda afirmar. É preciso ter algumas referências mais confiáveis sobre isso”, diz Bruckmann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário