terça-feira, 5 de março de 2013

CONTAG PROPÕE NOVO MODELO AGRÍCOLA PARA O BRASIL

 
Um novo modelo para a agricultura e o agronegócio deverá ser o foco, nos próximos anos, das mobilizações da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para sensibilizar o governo e a sociedade, segundo o presidente da entidade, Alberto Broch. 
 
As propostas fazem parte do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Padrss), que vem sendo trabalhado há dez anos pela Contag, e que tem como objetivo "quebrar a tendência seguida no país, há cinco séculos, de vinculação da produção ao agronegócio e ao latifúndio".

Alberto Broch participa em Brasília do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que, ao final do dia, deverá receber a presidenta Dilma Rousseff. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que os trabalhadores querem "ganhar o Estado brasileiro, de forma que conte com mais recursos para seus projetos”. O dirigente também argumentou que “o agricultor precisa caminhar com as próprias pernas".

De acordo com Broch, são necessárias "mudanças também nos sistemas políticos e no trato com o capital, e uma ampla reforma agrária". Para ele, se houver mais acesso à terra crescerá a quantidade de famílias que produzem alimentos e a agricultura familiar estará mais fortalecida, com mudanças na área do crédito e no modelo de comercialização.

A Contag defende tambem a mudança dos atuais modelos na área do crédito bancário e na assistência técnica. Para a entidade, a Embrapa poderia produzir conhecimentos no âmbito de uma nova mentalidade tecnológica, passando do paradigma agroquímico, atualmente praticado, para o agroecológico.
fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário