quarta-feira, 6 de março de 2013

SAÚDE NATURAL: MELANCIA COMO ANTIOXIDANTE

 
Verão e melancia são uma combinação perfeita, já que a fruta é composta por 90% de água, o que a torna um hidrante natural e delicioso. Ideal para ser consumida nos dias mais quentes, ela ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. A fruta traz muitos benefícios à saúde - há até quem diga que ajuda a evitar a impotência. Mas quem sofre de diabetes deve tomar alguns cuidados ao consumi-la.

"Cada 100 gramas da fruta tem de 30 a 32 calorias", conta Marcella Garcez, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). A nutróloga lembra que muitos incluem a melancia em sua dieta de emagrecimento, porém, é preciso ficar atento ao índice glicêmico.

Índice glicêmico é um indicador que possibilita a verificação de quanto um determinado alimento é capaz de elevar o nível de glicose no sangue e o da melancia é tido como alto. "A melancia é um alimento pouco calórico (24kcal/100g), porém o seu índice glicêmico é alto (72). Este fato contraindica a ingestão desta fruta, isolada, por pacientes portadores de resistência insulínica e de diabetes do tipo 2", diz a nutróloga.


 Fábio Bicalho, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, acrescenta: "Diabéticos com glicemia controlada podem consumir melancia, mas, de preferência, junto com um grão integral para diminuir a carga glicêmica. Já aqueles com glicemia muito alterada devem consultar nutricionista ou médico".

Saciedade

Uma das qualidades da melancia é seu poder de saciedade. Para Bicalho, ela pode, sim, favorecer quem quer emagrecer: "Isso em casos de dietas balanceadas e, em especial, se for adicionada uma colher de sopa de grão integral saciador como quinoa, amaranto ou linhaça, por exemplo, a uma porção de 200 gramas/ml".

Ele indica sua sugestão para lanches, seja da manhã ou da tarde, por exemplo. E, importante: nunca adicionar açúcar. Bicalho acrescenta: "O suco das sementes da melancia é considerado vermífugo e diurético leve".

Efeito antioxidante
Marcella Garcez lembra que a melancia é uma fruta antioxidante. "Ela contém licopeno, um caretonoide com poder antioxidante que previne câncer, especialmente o da próstata, mostraram estudos".

Porém, a nutróloga frisa que é importante comprar a melancia inteira. Se a família for pequena ou se for para uma pessoa só, vale a pena investir na versão mini ou baby. Se for comprar a fruta já cortada em pedaços e sem caroços, certifique-se de que foi cortada há poucas horas ou peça para cortarem na hora da compra, na sua frente.

"Falo isso porque todo antioxidante tem capacidade de se ligar com o oxigênio e se estragar, ou seja, oxida rapidamente. Assim, perde seus benefícios", explica a médica.

Ela acrescenta: "O melhor é comprar e já consumir. Se guardar na geladeira, cortada, será fonte de água, mas perderá o efeito antioxidante. Se a escolhida for aquela metade coberta com papel filme, retire a primeira camada da fruta antes de comê-la".

Nenhum comentário:

Postar um comentário