sábado, 9 de março de 2013

EMPRESA FRANCESA LANÇA TÊNIS FABRICADO COM ALGODÃO ORGÂNICO BRASILEIRO

 
O Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), organização não-governamental cearense, foi homenageado pela francesa Veja Fair Trade com o lançamento à venda, via Internet, de um novo tênis denominado “Esplar”.

A Veja Fair Trade é uma empresa do comércio justo, fundada em 2004, em Paris, que no início de 2005 lançou seu primeiro modelo de tênis fabricado no Brasil (Rio Grande do Sul) usando lona de algodão agroecológico do Ceará, borracha natural da Amazônia e couro do Rio Grande do Sul.

O novo modelo “Esplar” utiliza algodão agroecológico do Ceará e borracha produzida por seringueiros do Acre. A homenagem é o reconhecimento pelos nove anos de parceria. Desde 2004 a Visa Fair Trade compra algodão agroecológico do Ceará, que tem origem em iniciativas de apoio aos agricultores familiares na atividade.

Por dez safras seguidas a Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá (Adec), no Sertão dos Inhamuns, vende a pluma de algodão orgânico para fabricação de fios com os quais é confeccionada a lona usada na fabricação de tênis e outros produtos, como bolsas, mochilas e carteiras vendidos nos mercados europeu, asiático e norte-americano.

Por enquanto, o tênis “Esplar” só pode ser comprado, via Internet, no site da Veja Fair Trade, na França. Segundo informações do Esplar, o lançamento no Brasil está previsto para agosto deste ano. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário