segunda-feira, 11 de março de 2013

CORÉIA DO NORTE FAZ AMEAÇAS À CORÉIA DO SUL E AOS EUA

 
A Coreia do Norte declarou hoje (11) que o acordo responsável pelo fim da Guerra da Coreia era "completamente nulo". A publicação no jornal Rodong Sinmun diz ainda que o país se prepara para uma guerra iminente contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos.


Após declarar a invalidez do cessar-fogo que durou sessenta anos, a Coreia do Norte afirma que "agora é o momento da batalha final". No editorial, o jornal afirma que a situação na região é imprevisível e a tensão permanece elevada.

O jornal diz ainda que Pyongyang, capital norte-coreana, está com mísseis estratégicos e sistemas de lançamentos múltiplos de foguetes prontamente armados para um possível ataque. A publicação afirma também que os cidadãos do país se tornaram soldados.

A Coreia do Sul diz que o acordo não foi invalidado, já que, legalmente, a anulação exige conformidade entre as duas partes. "Consideramos que o amistício segue de pé e, portanto, descartamos tecnicamente a guerra com o Norte", disse um porta-voz do ministério de Seul, responsável pelos assuntos entre as duas Coreias.

A Coreia do Sul realiza o exercício militar anual, Key Resolve, com os Estados Unidos de hoje até o próximo dia 21. Devido às ameaças da Coreia do Norte, as forças de Washington e Seul mantém alerta elevado em relação a possíveis ataques norte-coreanos.

O país norte-americano mantém 28.500 soldados em território sul-coreano para defender o aliado de um possível ataque vindo do norte, ainda seis décadas após o acordo que encerrou a Guerra da Coreia. Os dois países continuam em certos aspectos de guerra, devido a nenhum acordo de paz ter sido formalizado desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário