sábado, 4 de maio de 2013

PRIMEIRO AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR VOA POR 18 HORAS CONSECUTIVAS



O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, aterrissou na madrugada deste sábado no aeroporto internacional de Phoenix, Arizona, após 18 horas de voo a partir de São Francisco. As imagens da ação foram transmitidas via internet pelos organizadores da iniciativa.


A aeronave, pilotada pelo suíço Bertrand Piccard, aterrissou sem problemas às 7h30 GMT (4h30 de Brasília), e concluiu a primeira etapa de sua viagem pelos Estados Unidos. "Estou muito feliz de estar aqui, estou muito feliz de ter aterrissado em Phoenix", disse Piccard à imprensa, momentos depois de pousar o avião.


A viagem a Nova York será realizada em cinco etapas por razões de segurança. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o Solar Impulse terá condições de fazer o voo entre São Francisco e Nova York sem escalas em aproximadamente três dias.


Piccard disse que as baterias ainda tinham dois terços de sua capacidade após o pouso em Phoenix. A aeronave possui quatro motores elétricos instalados sob uma grande asa, onde estão montadas 12.000 células fotovoltaicas que garantem a energia para o voo.


Dessa forma, Piccard pode levar o avião a uma altitude de pouco mais de 8.000 metros utilizando os motores e, depois, planar praticamente sem utilizar energia até que a luz solar recarregue as baterias.


O plano original prevê a permanência da aeronave por até dez dias em cada uma das etapas, para que possa ser exibida ao público. O plano de voo inclui aterrissagens em Dallas e Washington antes da chegada em Nova York, no início de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário