A Universidade de Bolonha, na Itália,
encontrou o que pode ser o manuscrito mais antigo da Torá no mundo,
segundo um professor italiano que afirma que o texto sagrado foi escrito
no século 12.
O pergaminho, de pele de cordeiro, foi
catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca
universitária em 1889, que acreditou que pertencia ao século 17. Mas o
professor de estudos hebraicos Mauro Perani constatou que o texto era
anterior às normas de escrita da Torá adotadas no século 12.
"Imediatamente, percebi que era muito
mais antigo", disse. O professor explicou que o texto contém letras e
sinais proibidos pelo erudito e filósofo judeu Moisés Maimônides no
século12.
O texto foi submetido a várias análises de carbono na Itália e nos Estados Unidos, que confirmaram que ele foi escrito entre o fim do século 12 e o início do século 13. O pergaminho tem 36 metros de comprimento e 64 centímetros de largura.
"Esse pergaminho é muito raro porque, quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e não podem ser mais utilizados. Então, são enterrados", explicou Perani. "Seu estado de conservação é excelente", completou.
O que é a toráTorá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e leis que teriam sido dadas a Moisés para que entregasse e ensinasse ao povo de Israel.
Chamado também de Lei de Moisés (Torat Moshê, תּוֹרַת־מֹשֶׁה), hoje a maior parte dos estudiosos do Criticismo Superior concordam que Moisés não é o autor do texto que possuímos, mas sim que se trate de uma compilação posterior, enquanto os estudiosos do Criticismo Inferior acreditam que o texto foi escrito pelo próprio Moisés, incluindo as partes que falam sobre sua morte. Por vezes o termo "Torá" é usado dentro do judaísmo rabínico para designar todo o conjunto da tradição judaica, incluindo a Torá escrita, a Torá oral (ver Talmud) e os ensinamentos rabínicos. O cristianismo baseado na tradução grega Septuaginta também conhece a Torá como Pentateuco, que constitui os cinco primeiros livros da Bíblia cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário