terça-feira, 14 de maio de 2013

ONU RECOMENDA CONSUMO DE INSETOS


 

                                                               Foto:www.oimparcial.com.br
 
Relatório da FAO (agência da ONU de combate à fome) divulgado, ontem, em Roma, afirma que os insetos são uma fonte de proteínas importante e têm um potencial inexplorado não só como alimento mas também como ração para gado. A criação é de baixo custo, ecológico e "delicioso", afirma.

De acordo com a agência, dois bilhões de pessoas em culturas tradicionais já consomem mais de 1.900 espécies de insetos, sendo os mais utilizados os besouros, as lagartas, as abelhas, as vespas, as formigas, os grilos e os gafanhotos - que, por exemplo, têm mais conteúdo em ferro que a carne bovina.

Segundo o estudo, realizado em colaboração com a holandesa Universidade de Wageningen, os insetos são uma fonte acessível de alimentos nutritivos e ricos em proteínas que são facilmente encontradas nas florestas. O nicho gera empregos e renda e  possui potencial em nível industrial.

São necessários 2 kg de ração para produzir 1 kg de insetos, enquanto o gado requer 8 kg de alimento para produzir 1 kg de carne. A criação de insetos é simples, pois pode ser feita a partir de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, e também a partir de compostos e estrume.

Além disso, os insetos também usam muito menos água e produzem menos gases do efeito estufa do que o gado.

"Os insetos são só um dos recursos que se encontra praticamente inexplorado seu potencial como alimento", afirma a diretora da Divisão de Economia, Políticas e Produtos Florestais da FAO, Eva Muller.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário