sábado, 6 de julho de 2013

VALE DA MORTE: O LUGAR MAIS QUENTE DA TERRA


 
Bem-vindos ao Vale da Morte, ao lugar que especialistas dizem ser o mais quente de nosso planeta.
Nesta inóspita paisagem com uma geografia "marciana", no leste da Califórnia, no dia 10 de julho de 1913, o termômetro marcou a temperatura mais alta já registrada na história: 56,7°C.
Habitado por ao menos mil anos pela tribo dos Timbisha, o Vale da Morte ganhou o nome dos aventureiros que se atreveram a cruzá-lo no início do século 19, atraídos pela febre de ouro.
Em 1994, o local foi declarado parque nacional. Atualmente, cerca de 1 milhão de pessoas visitam o Vale da Morte a cada ano para desfrutar de sua espetacular paisagem desértica.
Entrar neste lugar quando as previsões meteorológicas apontam para temperaturas superiores a 53°C não parece ser uma boa ideia.

Mas é fácil não se dar conta dos riscos, até o momento em que se está sob sol ardente com uma estrada pela frente que parece levar ao infinito.


Bacia de Badwater

Vale da Morte / Jaime González (BBC)

A Bacia de Badwater é o ponto mais baixo da América do Norte e um dos lugares mais secos e quentes do mundo.

Situado a 85,5 metros abaixo do nível do mar, trata-se da atração mais emblemática do parque.
As chuvas anuais na bacia, cuja superfície está coberta por uma grossa camada de sal, não chegam a 50 milímetros e há anos em que a chuva nem dá as caras.
As temperaturas infernais registradas em Badwater, especialmente nos meses de verão, têm muito a ver com a geografia do lugar. Quando o ar ao nível do solo esquenta e começa a subir, ele acaba sendo bloqueado pelas montanhas que circulam a bacia e pela pressão atmosférica.
Isso cria correntes de ar quente circulares que fazem com que, mesmo se estando à sombra, o calor seja insuportável. De acordo com os meteorologistas, aqui são registradas as temperaturas constantes mais elevadas da Terra.


 Colocando-se uma frigideira no chão com um termômetro percebe-se logo a temperatura: 153°F (o equivalente a 70°C).

Água e mais água

Vale da Morte / Jaime González (BBC)
Temperaturas no Vale da Morte podem superar 70 graus
A uns 20 quilômetros da bacia de Badwater fica o centro de visitantes de Furnace Creek.
Foi aqui que, no dia 10 de julho de 1913, o termômetro alcançou 56,7°C, uma temperatura que, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), foi a mais alta já registrada.
Por décadas acreditava-se que o recorde pertencia à localidade de Al Azizia, na Líbia. Mas no ano passado, especialistas da OMM determinaram que a temperatura medida no local, de 58° C , em setembro de 1922, se deu por um erro humano. Assim, o título de lugar mais quente do planeta regressou ao Vale da Morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário