terça-feira, 23 de julho de 2013

TECNOLOGIAS SIMPLES QUE AMENIZAM OS EFEITOS DA SECA

 
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Petrobras inauguraram nesta terça-feira (23), na comunidade Serra Vermelha, em Areia Branca, três tecnologias sociais de captação de água da chuva para a produção de alimentos. São uma cisterna-calçadão, uma cisterna-enxurrada e um barreiro-trincheira.

As famílias beneficiadas fazem parte de um total de 20 mil que serão atendidas com as tecnologias e mais a barragem subterrânea, que acumula água no subsolo e mantém por mais tempo o solo úmido e adequado para plantações. Essa ação trará água para produção de alimentos para cerca de 100 mil pessoas, em 210 municípios do Semiárido brasileiro – de Minas ao Piauí, passando por todos os estados nordestinos. A iniciativa faz parte do contrato de patrocínio firmado entre a Articulação e a Petrobras, que irá investir, em um ano, mais de R$ 199 milhões.

Além da construção dos equipamentos físicos, que favorecem a captação e armazenamento de água, essa iniciativa prevê também ações que fortalecem o estoque de sementes crioulas, uma cultura das famílias agricultoras, e a multiplicação e plantio de mudas de plantas nativas da região. Também estão previstos cursos de gestão de água para produção de alimentos para famílias e de pedreiros e pedreiras para agricultores e agricultoras que aprendem a construir cisternas.

“As famílias que vão participar desse processo não vão mais enfrentar fila para buscar água, não vão trocar mais seu voto por água, não vão mais morrer por falta de água, pois elas terão estoque de água perto da sua casa. A família que estoca convive mais facilmente com a realidade do Semiárido”, afirma Naidison Baptista, coordenador executivo da ASA pelo estado da Bahia.

Para Naidison Baptista, realizar o evento com a participação dos agricultores é reconhecer o protagonismo deles na implementação dessas ações. “A metodologia da ASA olha os agricultores como sujeitos do processo. As organizações da Articulação não estão beneficiando ninguém. Estamos criando condições para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos. Fazer o lançamento na comunidade, na casa das famílias, é muito importante. E poderemos ver na prática a importância e o significado dessas tecnologias”, diz Naidison.

Hoje, já existem pouco mais de 18 mil tecnologias que captam e armazenam água da chuva para a produção de alimentos e criação de animais, construídas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA, em todo o Semiárido brasileiro.
Com esta malha hídrica descentralizada, cerca de 94 mil pessoas têm em suas propriedades condições mais adequadas de viver e produzir apesar das estiagens cíclicas naturais da região.

Além do patrocínio da Petrobras, o projeto conta com a parceria do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) é uma rede formada por cerca de três mil organizações da sociedade civil que atuam em prol do desenvolvimento do Semiárido brasileiro. A ASA acredita que a água é fator primordial para a vida na região e busca a garantia desse direito para consumo humano e produção de alimentos, valorizando a agricultura familiar e o conhecimento gerado por produtores  familiares.
A Articulação realiza também o programa Um Milhão de Cisternas. Nele, são desenvolvidas ações de construção de cisternas de placas de captação de água para consumo humano e de formação e mobilização das famílias agricultoras pela convivência com o Semiárido.
FONTE: JORNAL DE HOJE
IMAGEM:cirandas.net - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário