domingo, 7 de julho de 2013

O BRASIL PRECISA DE UM NOVO MODELO DE SAÚDE



As manifestações dos médicos no Brasil trazem à tona um debate muito maior, feito mundo afora: como melhorar os atuais sistemas


Os protestos têm um denominador comum: saúde de qualidade para todos
E não somente para quem pode pagar. A boa saúde não se restringe a bons hospitais e médicos. É um conjunto de medidas e estratégias que envolve todos com alguma ligação com o cuidado de doentes. Temos nosso modelo atual: SUS e saúde suplementar, privada. Funciona até certo ponto, mas está longe do mínimo ideal.
A preocupação com modelos vigentes não é restrita ao Brasil. Estados Unidos, França, Inglaterra, cada qual com seu próprio modelo de atendimento à população, começam a rever seus sistemas de saúde. A discussão é profunda e envolve todos os segmentos da sociedade. Coisa que aqui ainda está dando seus passos iniciais.
Para se ter uma ideia, o NHS (Sistema Nacional de Saúde) da Inglaterra, visto como um modelo de sucesso que completou 65 anos, parece fadado à aposentadoria. Nunca se discutiu tanto e se reclamou tanto do NHS como nas últimas semanas. Revistas científicas, leigas e até tabloides dedicam parte grande de suas páginas a esse assunto. Quanto se gasta. Quanto se arrecada. Quais são os resultados e quanto de impacto real na qualidade dos atendimentos e na vida dos pacientes ingleses.
Problemas como cortes nas verbas governamentais para o NHS, descontrole das filas de espera nos hospitais, internações prolongadas, utilização desproporcional de exames e custos cada vez mais elevados da medicina obrigaram as autoridades inglesas a questionar a sabedoria de manter esse sistema no formato atual. Rapidamente começaram a procurar opções viáveis, dentro das limitações e condições locais. E quando digo rapidamente, isso foi deflagrado semanas após os alarmes e as reportagens alcançarem as bancas de jornais em Londres.
Por circunstâncias particulares minhas, tenho visitado com certa frequência a Inglaterra. Acreditem em mim, o SUS deles, ou NHS, está anos-luz à frente do nosso, na qualidade e no atendimento à população. Assim mesmo o alarme iniciou uma onda que atingiu todos. De médicos a parlamentares e ministros. Enquanto isso, as decisões sobre o melhor modelo para cuidar da saúde do brasileiro aguardam sérias discussões, envolvimento genuíno de todos os responsáveis para resolver de fato os males do nosso SUS que afligem a maioria dos brasileiros. Criar e exigir condições mínimas adequadas em todos os hospitais públicos ou privados em todos os municípios e regiões do País, além de nas instituições de ensino formadoras de médicos e enfermeiros, organizar e regulamentar a atuação da medicina suplementar privada são urgências nacionais.
Discutir e estabelecer um novo modelo de saúde no Brasil tem de acontecer logo. Estamos atrasados demais. E os doentes ainda aguardam de seis a oito meses para ter sua primeira consulta com diagnóstico de doenças graves. Não precisa acreditar em mim. Ligue para qualquer hospital público e tente marcar uma consulta. É claro, não vale recorrer ao auxílio de um político para arrumar encaixe ou furar a fila.
por Riad Younes  CARTA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário