sábado, 27 de julho de 2013

SUJEIRAS DO PRIMEIRO MUNDO: GRUPO DE ITALIANOS JOGA BANANAS EM MINISTRA NEGRA

Kyenge é a primeira ministra negra da história da Itália / Ansa

A ministra da Integração da Itália, Cecile Kyenge, foi hostilizada na sexta-feira em Cervia, cidade da região da Emilia-Romana, durante um comício de sua bancada, o Partido Democrático (PD).

Um grupo de pessoas jogaram bananas contra ela em protesto contra sua nomeação e contra a proposta de introduzir na legislação italiana o principio de Ius Soli, o direito de obter cidadania italiana automaticamente para todas as pessoas nascidas no território nacional.

Os frutos não alcançaram Kyenge, que é a primeira ministra negra da história da Itália, caindo perto do palco onde ela estava discursando. A política comentou o gesto definindo "um insulto a pobreza" e um "desperdiço de comida". "Com tantas pessoas que morrem de fome e a crise, desperdiçar comida dessa forma é triste", afirmou a ministra.

Pouco antes do início do comício, outro ato de protesto contra Kyenge foi realizado na praça central da cidade, com vários manequins vestidos com casacos escuros e calças jeans, manchadas no peito com verniz vermelho-sangue e com cartazes com a escrita "A Imigração mata - Não ao Ius Soli".

O grupo de extrema-direita "Forza Nuova" reivindicou os dois atos para "tutelar a identidade italiana que é o primeiro interesse, pois ela representa a força que alimenta a própria vida do nosso povo". Os Carabinieri italianos já identificaram seis suspeitos de realizar as ações contra a ministra.

O PD expressou "sua absoluta indignação pelo ato de intimidação" realizado por um "grupo de extremistas" contra Kyenge. Hoje, a ministra escreveu em sua pagina no Twitter que "a coragem e o otimismo para mudar as coisas devem vir principalmente da base do partido e das instituições".
  
No dia 14 de julho, Cecile também foi hostilizada em outro episódio, sendo comparada a um orangotango pelo senador italiano Roberto Calderoli, do partido da Liga do Norte. Durante uma reunião de seu partido, o senador - conhecido por suas declarações polêmicas - afirmou que Cecile, de origem congolesa, "faz bem de ser ministra, mas deveria ser em seu país”.

“Eu me consolo quando navego na internet e vejo as fotos do governo. Adoro animais, mas, quando vejo imagens dela, não posso deixar de pensar em suas semelhanças com um orangotango, mesmo que eu não diga que ela seja um deles", completou.
noticias@band.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário