domingo, 18 de agosto de 2013

CULTURA POPULAR. QUEM NUNCA OUVIU UMA ESTÓRIA DE TRANCOSO

 

João Grilo e o Mendigo

Certa vez chegou na corte um mendigo esfarrapado, com uma mochila nas costas, dois guardas de cada lado, seu rosto cheio de mágoas, os olhos vertendo água, fazia pena o coitado. Junto dele estava um duque que veio denunciar dizendo que o mendigo na prisão ia morar por não pagar a despesa que fizera por afoiteza sem ninguém lhe convidar.
João Grilo disse ao mendigo:
_ e como é, pobretão, que se faz uma despesa sem ter no bolso um tostão? Me conte todo passado depois de ter-lhe escutado, lhe darei razão ou não.
Disse o mendigo:
_ sou pobre e fui pedir uma esmola na casa do senhor duque, levei a milha sacola quando cheguei na cozinha vi cozinhando galinha, numa grande caçarola. Como a comida cheirava, eu tive apetite nela, tirei um taco de pão e marchei pro lado dela e sem pensar na desgraça botei o pão na fumaça que saia da panela. O cozinheiro zangou-se, chamou logo o seu senhor dizendo que eu roubava da comida o seu sabor só por eu ter colocado um taco de pão mirrado aproveitando o vapor. Por isso fui obrigado a pagar essa quantia como não tive dinheiro o duque por tirania mandou trazer-me escoltado pra depois de ser julgado ser posto na cadeia.
João Grilo disse:
_ está bem não precisa mais falar,
Então perguntou ao duque:
_ quanto o homem vai pagar?
O duque respondeu:
_ 5 coroas de prata ou paga ou vai pra chibata, não lhe devo perdoar.
João grilo tirou do bolso a importância cobrada, na mochila do mendigo deixou-a depositada e disse para o mendigo:
_ balance a mochila, amigo pro duque ouvir a zoada.
O mendigo sem demora fez como o Grilo mandou, pegou sua mochilinha com a prata e balançou, sem compreender o truque, bem no ouvindo do duque, o dinheiro tilintou.
Disse o duque enfurecido:
_ mas não recebi o meu.
João Grilo diz:
_ sim senhor e isto foi o que valeu, deixe de ser patoteiro, o tinido do dinheiro o senhor já recebeu. Você diz que o mendigo por ter provado o vapor foi mesmo que ter comido seu manjar e seu sabor, pois também é verdadeiro que o tinir do dinheiro representa seu valor.
Virou-se para o mendigo e disse estais perdoado, leva o dinheiro que te dei, vai pra casa descansado, o duque olhou pro Grilo, depois de dar um estrilo, saiu por ali danado.

*******************************
Baseado da Literatura de Cordel
"As Proêzas de João Grilo"
autor: João Ferreira de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário