terça-feira, 26 de novembro de 2013

GOSTOSA E SAUDÁVEL. VEJA OS BENEFÍCIOS DE SE CONSUMIR MELANCIA

Ujatoba_melancia


Com mais de 90% de água, a melancia é uma ótima opção de fruta para hidratação nos dias mais quentes. E as outras propriedades, você conhece? Ela tem vitaminas C, que ajuda na prevenção de gripes e resfriados, vitamina A, ótima para a saúde da pele e dos olhos, vitaminas B1 e B6, que colaboram com o organismo na retirada de energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, além de potássio, que regula o pH do sangue; ferro, que ajuda no transporte de oxigênio, e magnésio, que ajuda a baixar o nível de sódio no organismo. A melancia tem também o licopeno, responsável pela cor avermelhada e pela propriedade antioxidante.
Já aquela parte branca da casca é rica em citrulina, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Mas, cuidado: algumas pessoas, como as que têm artrite reumatoide, por exemplo,  podem ser intolerantes a essa substância.
Confira algumas dicas da Embrapa sobre compra e conservação e evite o desperdício:
- Entre dois frutos de mesmo tamanho, escolha o mais pesado.
- A casca deve ser lisa, mas pequenas marcas não afetam a qualidade.
- A casca deve apresentar uma mancha clara em um dos lados. Isso sinaliza o local onde o fruto encostava no solo. Se não, indica que foi colhido prematuramente, o que compromete o sabor e a textura.
- Se o fruto já estiver cortado, observe a cor da polpa, que precisa estar uniforme, e as sementes, que devem estar brilhantes.
- A melancia já descascada e picada no supermercado deve estar tampada e em local refrigerado. Se exposta em cama de gelo, opte pelas embalagens imersas no gelo.
- O fruto inteiro pode ser conservado fora da geladeira por cerca de duas semanas.
- Após cortada, a melancia deve ser mantida em geladeira com a superfície coberta com filme plástico.
- A fruta pode ser congelada por até um ano em pedaços, sem casca e sem sementes, para ser utilizada no preparo de sucos. O descongelamento deve ser em temperatura ambiente ou em geladeira.
- Antes de cortar, lave bem a casca em água potável e evite o uso de detergentes.
Sugestões de consumo
Além da fruta in natura, o suco de melancia é uma boa pedida. Se a ideia é incrementar outros sucos, faça o seguinte: bata a polpa da melancia no liquidificador e coloque em formas de gelo. Os cubos podem ser usados em outras bebidas ou mesmo sucos de outros sabores.
Outra ideia é usar a polpa da melancia para cobrir bolos e sorvetes. A melancia batida pode ser cozida em fogo médio, com uma xícara de chá de açúcar para cada quatro xícaras de polpa. Espere que o volume seja reduzido à metade e espere esfriar. Mantenha na geladeira por até três dias.
FONTE: universojatoba.com.br