segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EMPRESA DESENVOLVE PLANTA QUE PRODUZ TOMATE E BATATA



O vegetal híbrido foi batizado de TomTato ─ uma combinação das palavras "tomato" e "potato" (tomate e batata, respectivamente, em inglês).
Sediada em Ipswich, no leste da Inglaterra, a companhia responsável pelo produto, Thompson and Morgan, afirmou que as plantas híbridas não foram geneticamente modificadas.
Plantas similares já foram criadas no Reino Unido, mas a empresa disse que é a primeira vez que elas foram produzidas em escala comercial.
Guy Barter, da Sociedade Real de Horticultura (RHS, na sigla em inglês), afirmou que a entidade está acompanhando a descoberta com "interesse real".

Sabor
Barter disse que já foram criadas muitas dessas plantas – partir de uma técnica conhecida como enxertia –, mas que o sabor dos seus frutos sempre foi um problema.
"No passado, nunca botamos fé nessas plantas – não eram muito boas –, mas a enxertia vem funcionando a trancos e barrancos nos últimos anos", disse ele.
"(Mas) a Thompson and Morgan é uma companhia de reputação e tem muito a perder; não descartaria que (a planta híbrada) possa ser valiosa para eles. Muitas pessoas não têm muito espaço em seus jardins, e imagino que o produto desperte seu interesse."

Paul Hansord, diretor da Thompson and Morgan, disse que os tomates da planta híbrida são mais saborosos do que muitos dos comprados nos supermercados e afirmou que a planta exigiu uma década de trabalho.
"Foi muito difícil desenvolver essa planta porque o caule do tomate e o caule da batata são muito grossos para que a enxertia funcione", explicou.
"É uma operação que exige bastante qualificação. Nós já vimos produtos similares no mercado. No entanto, ao observarmos mais detalhadamente, percebemos que muitos dos nossos concorrentes são, na verdade, uma batata plantada em um vaso com um tomate plantado no mesmo vaso. Já a nossa planta é única e não produz folhagem de batata."
A empresa diz que as plantas duram uma estação e, quando os tomates estão maduros para serem colhidos, as batatas também podem ser desenterradas.
A Thompson and Morgan acrescentou que ambas as extremidades das plantas foram testadas para o composto alfa-solanina – um veneno que pode ser produzido dependendo das condições de crescimento e armazenamento do vegetal – e foram consideradas seguras por autoridades alimentares.
Um produto similar, batizado de "Potato Tom", foi lançado em jardins da Nova Zelândia nesta semana

sábado, 28 de setembro de 2013

CIENTISTAS DIVULGAM NOVO RELATÓRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A comunidade científica internacional divulgou ontem novo relatório sobre as mudanças climáticas



Reunidos até ontem em Estocolmo, na Suécia, os pesquisadores integrantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgaram a primeira parte de seu quinto relatório de avaliação (AR5), uma nova atualização dos prognósticos sobre os rumos das mudanças climáticas globais. Nele, os cientistas constatam uma elevação do nível do mar esperada para o próximo século, que seria causada pelo aumento do degelo na região da Antártica e do Ártico.


No cenário mais otimista, com corte de emissões e políticas climáticas, o aumento da temperatura terrestre poderia variar entre 0,3 °C e 1,7 °C de 2010 até 2100 e o nível do mar poderia subir entre 26 e 55 centímetros ao longo deste século.

Já no pior cenário, com altas emissões de gases-estufa e não cumprimento de regras para a redução, o aquecimento da Terra poderia fazer com que o nível dos oceanos aumente entre 45 e 82 centímetros. O documento mostra também que o nível dos oceanos aumentou 19 centímetros entre 1901 e 2010.

Uma mudança da escala de dezenas de centímetros na projeção não é pequena. A margem de erro para o cenário mais pessimista chega a quase um metro de altura, o que afetaria não apenas nações insulares, mas as metrópoles costeiras do Planeta.

Considerando as possíveis consequências, eles tentam adotar respostas cada vez mais precisas. "Reduzimos a margem de incerteza de forma considerável", declarou Anny Cazenave, especialista em observação dos oceanos no Laboratório Francês de Estudos em Geofísica e Oceanografia Espacial (Legos).

A coordenadora do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lidriana Pinheiro, reconhece que uma elevação da ordem de 80 centímetros no nível do mar potencializaria o processo erosivo que já acomete parte da nossa costa, a exemplo do que ocorre em praias cearenses como Iparana, Pacheco e Caponga.

Segundo a pesquisadora, o processo existente depende tanto de fatores naturais, como a flutuação no nível do mar e a própria morfologia da costa; quanto da influência humana, com o barramento de rios que impede o transporte natural dos sedimentos e o avanço urbano em direção à área de praias.

"É claro que o foco de erosão não se dá de uma forma só ao longo do litoral. Onde tem falésia, por exemplo, é diferente de onde não tem", explica. A professora alerta que diante dos prognósticos, é necessário que planos de ordenamento e gerenciamento urbanos de cidades litorâneas incluam a convivência com a erosão costeira para evitar a destruição do patrimônio material e histórico local.

"As obras nessas áreas precisam atentar para os cenários futuros, ainda que ainda haja controvérsia em relações a essas previsões na comunidade científica", afirma a professora.

Vulnerabilidade

No Brasil, que tem mais de oito mil quilômetros de praia, a previsão levanta a discussão sobre o futuro de milhares de cidades litorâneas. O mais completo estudo já feito no País sobre os impactos da elevação do nível do mar revela que cerca de 40% das nossas praias são vulneráveis.

Temperatura pode subir 7ºC

Genebra. Os modelos climáticos que avaliam a temperatura para todo o globo apontam para uma elevação muito provável (probabilidade de mais de 90%) da temperatura em toda a América do Sul, com os valores mais altos para o sul da Amazônia.


Segundo os dados do IPCC, a projeção para o Brasil é de um aumento da temperatura média de 0,5°C (centro-sul) a 1,5°C (Norte, Nordeste e Centro-Oeste) no País até o fim do século no cenário otimista de emissões de gases de efeito estufa; e de 3°C (sul e litoral do Nordeste) a 7°C (Amazônia) no pior cenário.

Também é provável (probabilidade de mais de 66%) que ondas de calor se tornem mais frequentes na Amazônia e no Nordeste. O IPCC afirma ainda que é muito provável que o nível de precipitação suba na bacia do Prata e caia no Nordeste e na porção oriental da Amazônia.

A tendência é a mesma apontada há pouco mais de duas semanas no 1º relatório nacional de avaliação dos impactos das mudanças climáticas no Brasil. O trabalho focado na nossa realidade foi compilado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, a versão nacional do IPCC.

"Os dois estudos vão na mesma linha. Talvez não nos mesmos números porque os modelos climáticos usados diferem um pouco, mas a tendência é a mesma", comenta o pesquisador José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), membro tanto do IPCC quanto do PBMC.

Ele lembra que há dois anos o Nordeste tem vivenciado uma de suas piores secas, evento que, se levado em conta dentro de uma sequência de outros semelhantes, pode ser interpretado como um sinal de mudanças climáticas. "Ainda não é uma catástrofe, mas se nada for feito, as coisas podem piorar", diz.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TERCEIRO AMOR

 

Terceiro amor


O primeiro amor já passou
o segundo amor já passou
como passam os afluentes
como passam as correntes
que desencontram do mar
Como qualquer atitude
também passa a juventude
que nem findou de chegar.

O primeiro amor já passou
o segundo amor já passou
como passam os espelhos
como passam os conselhos
ilusões de pedra e cal
Como passam os perigos
e tantos muitos amigos
sem deixar nenhum sinal.

O primeiro amor já passou
o segundo amor já passou
como passam as gaivotas
as vitórias as derrotas
fantasias carnavais
as inocências perdidas
como passam avenidas
corredores temporais
A correnteza dos rios
como passam os navios
que a gente acena do cais.
Cacaso

ILHA DISTANTE DA CIVILIZAÇÃO TEM PAISAGEM DE OUTRO MUNDO

Quando é cortada, a árvore libera um
líquido vermelho profundo, que os moradores julgam ser semelhante ao da
criatura mítica 

A paisagem da remota do arquipélago de Socotra parece ter saído de um filme de ficção científica. Isso acontece por conta dos animais e plantas da ilha – boa parte deles não existe em nenhum outro lugar do planeta. Conheça mais sobre o lugar mais "alienígena" da Terra! 

Localizado no oceano Índico, o arquipélago pertencente ao Iêmen e foi separado do continente africano a cerca de seis ou sete milhões de anos. As ilhas estão em frente à costa do Chifre da África, a 250 km a leste do continente.
Por conta da separação, as espécies da ilha são tão distintas. Cientistas estimam que 37% das 825 espécies de plantas, 90% dos répteis e 95% dos caracóis terrestres de Socotra não existem em nenhuma outra parte do planeta Terra.
O ambiente hostil da ilha inclui praias de areia branca, cavernas de calcário e montanhas altíssima.Entretanto, o que mais chama a atenção é que o arquipélago é, em sua maior parte, quente e seco – o que causa a aparência tão estranha de suas planta.
A ilha conta com cerca de 800 espécies raras de animais e plantas  .
Uma das exóticas plantas da ilha é chamada de árvore sangue do dragão. O motivo do nome da espécie está debaixo de sua casca.Quando é cortada, a árvore libera um líquido vermelho profundo, que os moradores julgam ser semelhante ao da criatura mítica.Além dos ramos espalhados e voltados para o céu, a copa das árvores tem um formato de discos voadores. A visão por cima indica outra semelhança: com o formato de cogumelos.A ilha também apresenta a espécie Desert Rose (Adenium obesium) que se parece com uma perna de elefante cheia de flores.
A paisagem da ilha parece ter saído de um filme de ficção científica. A lha também tem animais que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Dando um aspecto de "alienígena" para o arquipélago.
Algumas espécies estão em estágio avançado de evolução há milhares de anos, desde que a ilha se separou do continente africano.O apelo misterioso e exótico de Socotra fez com que a ilha virasse um ponto turístico.

 

A paisagem da remota do arquipélago de Socotra parece ter saído
de um filme de ficção científica. Isso acontece por conta dos animais e plantas
da ilha – boa parte deles não existe em nenhum outro lugar do planeta. Conheça
mais sobre o lugar mais 'alienígena' da Terra! A
ilha conta com cerca de 800 espécies raras de animais e plantas

Localizado
no oceano Índico, o arquipélago pertencente ao Iêmen e foi separado do
continente africano a cerca de seis ou sete milhões de anos. As ilhas estão

em frente à costa do
Chifre da África, a 250 km a leste do continente 

Por conta da separação, as espécies da ilha são tão
distintas. Cientistas estimam que 37% das 825 espécies de plantas, 90% dos
répteis e 95% dos caracóis terrestres de Socotra não existem em nenhuma outra
parte do planeta Terra


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TERREMOTO CAUSA FORMAÇÃO DE ILHA NO PAQUISTÃO



  • Pessoas exploram a ilha surgida no Mar da Arábia após terremoto

    • Causas do aparecimento ainda são mistério, segundo autoridade.

      Uma ilha de aproximadamente 214 metros de extensão e 16 metros de altura emergiu no litoral do extremo sudoeste do Paquistão após o terremoto de magnitude 7,7 que sacudiu essa região do país na véspera, causando a morte de centenas de pessoas.
      Segundo Tufail Baloch, vice-diretor administrativo de Gwadar - a cidade mais próxima -, a ilha emergida a cerca de 200 metros da costa foi visitada por uma primeira missão de exploração. Uma equipe de especialistas de Islamabad também já foi encaminhada à região para analisar a nova ilha.
      "A percorremos toda sua área e me pareceu estável', declarou Baloch, um dos envolvidos nesta primeira missão de exploração. De acordo com o vice-diretor administrativo de Gwadar, a equipe técnica que virá da capital ficará encarregada de um estudo mais técnico.
      O funcionário também explicou que os antigos habitantes da região afirmam que uma ilha semelhante também emergiu próxima à costa depois de um terremoto registrado na região em 1935.
      "Aquela ilha desapareceu dez anos depois de repente e de maneira misteriosa e, por isso, as autoridades não descartam algo similar", apontou.

      VAQUEIRO AGORA É PROFISSÃO


       
      O plenário do Senado aprovou ontem projeto de lei que reconhece oficialmente a profissão de vaqueiro. A sessão foi acompanhada por vários vaqueiros, vestidos com chapéu e gibão, que estiveram no Senado durante todo o dia pedindo a votação e aprovação da matéria. O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas. Além disso, estão entre as atribuições do vaqueiro: alimentar os animais, fazer a ordenha, treinar e preparar animais para eventos culturais e socioesportivos com a garantia de que não sejam submetidos a atos de violência; e, sob a orientação de veterinários e técnicos qualificados, auxiliar com os cuidados necessários à reprodução das espécies.

      terça-feira, 24 de setembro de 2013

      GOVERNO FEDERAL ENVIOU CARROS PIPA PARA 149 CIDADES

      10090 
      Outros 131 veículos de mesmo porte serão entregues nas próximas semanas
      Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Estado entregou 18 caminhões pipa cidades do Estado. Além destes, outros 131 veículos de mesmo porte serão entregues nas próximas semanas. Recursos federais na ordem de R$ 37 milhões, ao todo, foram investidos para a aquisição destes 149 equipamentos.
       
      De acordo com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo da Costa Sobrinho, a entrega dos caminhões pipa vem para complementar o trabalho já iniciado com a entrega de 163 retroescavadeiras, 149 motoniveladoras, 80 caminhões caçambas e 36 pá carregadeiras. Nenhuma prefeitura potiguar entrou com nenhuma contrapartida e quem fosse o prefeito ou prefeita receberia o benefício. Antes que alguém espertinho ou espertinha assuma paternidade ou maternidade da ação... 
      DO BLOG DO MARCOS DANTAS

      segunda-feira, 23 de setembro de 2013

      LUA: DEUSA DOS AMANTES

       
       Deusa dos Amantes
       
      Tu és mulher dos poetas sonhadores
      Que seduz os corações amantes;
      Tens o brilho dos lindos diamantes
      E morada encantada dos amores.
       
      O teu corpo libera os esplendores
      Transformados em versos radiantes,
      Ofertando os reflexos fulgurantes
      Com plumagem de plácidos condores.
       
      Os teus beijos de cor amarelada,
      Tem afetos do sol da madrugada,
      Teu parceiro de auroras e ocasos.
       
      Tu és formosa, sublime, meiga e santa,
      A beleza do teu sorriso é tanta,
      Que os olhos em lágrimas ficam rasos.
       
                                                 Gilmar Leite

      TORNADO DEIXA CIDADE COM CENÁRIO DE PÓS-GUERRA EM SÃO PAULO

      Vídeo publicado no Youtube mostra a destruição na cidade de Taquarituba (SP) após o vendaval deste domingo, dia 22. / Reprodução/Youtube 
      O cenário em Taquarituba - a 320 quilômetros de São Paulo - é “como se fosse um quadro de pós-guerra, toda destruída”, observa o prefeito Miderson Zanello Milleo. “Nosso parque industrial, parque municipal, a rodoviária ficaram 100% destruídas. Estamos 100% sem comunicação, sem internet, telefone móvel”, informou o administrador municipal.

      “Foram 30 segundos devastadores para nosso município com consequências trágicas”, diz Milleo, relatando o tornado que atingiu a cidade na tarde de domingo. “Ele foi derrubando tudo. Veículos voando, estruturas metálicas, postes arrancados do chão, árvores. Algo que a gente vê geralmente em filme americano”.

      As duas vítimas fatais de Taquarituba são um motorista de ônibus, de 54 anos, e um jovem de 21 anos, que estava na quadra esportiva da cidade quando o espaço foi atingido. Os dois corpos já foram liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) de Avaré.

      Segundo o prefeito, 150 moradias foram afetadas e parte da cidade ainda está sem energia. O serviço de água já foi reestabelecido. O principal problema é no setor produtivo da cidade. “O parque industrial não existe mais, vamos ter que refazê-lo. A atividade principal da cidade é agricultura. Produz feijão e grãos em geral: soja, trigo, café. É a área mais irrigada do estado de São Paulo. E ainda não temos o diagnóstico da área do campo”.

      Uma conta foi aberta no Banco do Brasil para receber doações para o “SOS Taquarituba”: agência 2712-X, conta-corrente 95000-9.

      sexta-feira, 20 de setembro de 2013

      FORTALEZA SOFRE COM AUMENTO DE CASOS DE CALAZAR


       
      Neste ano, 110 pessoas em Fortaleza foram infectadas pela leishmaniose, doença conhecida como calazar. Desse total, sete morreram - sendo três deles já portadores de outras doenças, o que aumenta as chances de óbito - segundo números da Coordenadoria de Combate à Doença da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme o médico veterinário e coordenador do programa, Arturo Carvalho, neste mesmo período, 4,1 mil cachorros foram contaminados. Número 152% maior do que esse espaço de tempo em 2012, quando 1.618 contraíram a doença.

      "Fortaleza, desde o ano de 2005, tem apresentado um crescimento do número de casos humanos e óbitos por essa enfermidade", lamenta Arturo. No entanto, diz, esse fato não é restrito à capital cearense. "Também problema sanitário em várias cidades nordestinas, devido a fatores climáticos, ambientais e graves deficiências estruturais, como por exemplo, a falta de saneamento básico", frisa.


      De acordo com informações do veterinário, crianças de zero a dez anos de idade, assim como adultos com mais de 60, estão no grupo de pessoas mais vulneráveis à doença. Arturo alerta para um fator importante: o calazar, muitas vezes, é assintomático. "Nesses casos, o cachorro ou o humano é infectado sem saber e continuará transmitindo a leishmaniose", salienta. Por isso, alerta Arturo, é preciso atenção: muitas pessoas apresentam os primeiros sintomas, como indisposição, febre intermitente e dor de cabeça, mas são diagnosticadas com virose.

      O infectologista Anastácio Queiroz explica que os óbitos em humanos geralmente ocorrem nos casos mais graves da doença e quando acomete pessoas acima de 60 anos ou crianças pequenas, com menos de seis meses de vida. Sobre o diagnóstico da doença, ele afirma ser necessário a observação dos sintomas, como febre por mais de duas semanas, volume do abdômen aumentado, anemia ou índice de plaquetas baixas. "São sinais de alerta para o calazar".

      A leishmaniose visceral é transmitida ao homem, principalmente, por meio da picada do mosquito flebotomíneo. É uma doença crônica. A cura no homem é de 95%.

      LÊDA GONÇALVES
      REPÓRTER\DIÁRIO DO NORDESTE

      SER HONESTO FAZ BEM. HOMEM DEVOLVE R$ 92 MIL QUE ENCONTROU E É RECOMPENSADO

       
      Um homem sem-teto americano recebeu doações de mais de US$ 120 mil (equivalente a R$ 263 mil) após devolver ao dono uma bolsa que encontrou com US$ 42 mil (R$ 92 mil).
      Glenn James, que vive nas ruas de Boston, alertou a polícia após encontrar a bolsa com dinheiro em espécie e cheques de viagem no último fim de semana, e o dono foi localizado.
      Um homem completamente desconhecido de James abriu então um fundo de coleta em um site após ler nos jornais as notícias sobre seu gesto de honestidade.
      O homem, Ethan Whittington, de 27 anos, quer agora encontrar James para entregar o dinheiro, doado por pessoas de todo o país.
      Whittington, que vive em Midlothian, no Estado da Virginia, se disse "estupefato" com o gesto de James, "considerando a situação em que ele se encontra".
      "É uma loucura ver o que as pessoas podem fazer quando se unem para atingir um objetivo comum. Imagine as possibilidades! Vamos espalhar a bondade que Glenn despertou em todos nós e mudar o mundo juntos", comentou Whittington na página de coleta.
      O esforço de Whittington também gerou ofertas de moradia para James.
      Uma mulher disse que ele poderia se hospedar em seu apartamento de um quarto na cidade de Greene, no Estado de Nova York, até que ele conseguisse se reerguer.
       
       
      James, de 54 anos, é um ex-funcionário de um tribunal de Boston, mas estava sem-teto desde 2005.
      Em uma conversa telefônica com Whittington, ele agradeceu a bondade do desconhecido.
      "Essas doações vão me ajudar a recomeçar minha vida", disse ele.
      Em resposta, Whittington afirmou que James é que merecia agradecimentos.
      "Você reacendeu minha fé na humanidade e nos Estados Unidos, cara", disse ele.
      James afirmou que nunca teria ficado com "nem um centavo" do dinheiro que estava na bolsa que encontrou, mesmo que estivesse numa situação desesperadora.

      quinta-feira, 19 de setembro de 2013

      Para o filósofo, a “mulher linda” é a mulher para os olhos e a “mulher gostosa” é a mulher para as mãos

          
      Há a beleza para os olhos e há a beleza para as mãos. Podem coincidir, mas em geral elas aparecem separadas tanto para o homem quanto para a mulher.
      A “mulher linda” é a mulher para os olhos, a “mulher gostosa” é a mulher para as mãos. A “mulher linda” é uma peça estética, a “gostosa” é um elemento erótico-sexual. A “linda” não tem rugas e pequenos defeitos, mas eventualmente pode se dar ao luxo de carregar ambos. Patrícia Pilar sempre foi linda, mesmo exibindo dentes tortos e nariz adunco. A “gostosa” precisa ter rugas e pequenos defeitos, e pode ficar melhor se a natureza caprichar nos defeitos. Vera Fischer é hoje uma mulher pesada, sardenta, com rugas e marcas e com um sorriso que entorta um pouco a boca – por isso mesmo está mais “gostosa” ainda.
      Os americanos distinguem esses dois tipos de que estou falando chamando a “linda” de “sexy girl” ou simplesmente “hot”. Em geral é a mulher jovem, e às vezes se apresenta sob o modelito universitário ou colegial. Dentro desse tipo tem aquela que é para o quarto ou para a farrinha de escola, e pode então exibir uma barriguinha, e tem outra que é para a passarela e até cinema, que não vai apresentar barriga e manterá as chamadas “proporcionalidades ótimas”. Chamam a “gostosa” de “sexy cougar”, a mulher madura já com seios mais avantajados, mais peso, mas que não perdeu as formas. Dentro desse tipo cabem variações, pois sendo este o campo de defeito por excelência, então é nele que a natureza fica livre para a criatividade, de modo que uma barriga pode agradar tanto quanto uma barriguinha.
      Adornos intelectuais e morais ajudam uma mulher se ela é “linda” ou “gostosa”. Poder de comando no trabalho, na vida em geral e mesmo na política, agora, também colaboram. Alteram a postura, o modo de andar, falar e olhar. Mas não é isso tudo que rege diretamente a influência sobre o que é ser “linda” e o que é ser “gostosa”. A regência direta se faz pelo saber-se “linda” e saber-se “gostosa”. A mulher que sabe o que ela representa para os olhos e mãos dos que a observam, sejam homens ou mulheres, acentua instintivamente suas características que a fazem cair num campo ou noutro. Não é só por feedback positivo, não, pois se fosse só isso seria como é para tudo. Afinal, tendemos a fazer o que se espera de nós. Mas o que eu digo é diferente. Falo da mulher que sabe de seu potencial de um modo tal que é capaz de acentuá-lo de acordo com estratégias de sedução adrede preparadas. Uma “cougar” de seios avantajados pode abusar de um decote, em alguns momentos, quase que tangenciando o vulgar, mas sem perder aí o “quase”. Uma “hot” alta pode abusar dos saltos, em alguns momentos, quase que tangenciando o perigo de ficar sem parceiro em uma festa.
      A arte da sedução, exercida pela mulher, depende sempre desse “quase”. Em certas condições sociais, a busca pelo vulgar, incômodo e exagerado, sempre tem um ponto ótimo. Um ponto que dista do alvo segundo uma medida mágica, sendo que o alvo é o vulgar, o incômodo e o exagerado. Ou seja, o alvo é podre, mas o fruto é delicioso um milímetro antes da região ruim. Quem atinge esse ponto conscientemente (e não o alvo) dá um passo decisivo na profissão de sedutora. Aperfeiçoar isso, para realmente seduzir, então, depende do movimento corporal. Nesse caso, as mulheres podem ser divididas em “soft” e “hard”. As primeiras desfilam, são leves, se movimentam com facilidade e posam sem posar. As segundas possuem movimentos mais toscos, e se posam até podem salvar um pouco a situação – posar estaticamente é sempre um erro, que pode se transformar em paliativo para quem andando é um desastre. Uma coisa é certa, nos dois casos, ou se aprende a andar de salto ou dificilmente será mulher.
      Mulher sem salto é sempre uma entidade a caminho de alguma coisa, mas se vai chegar, ninguém sabe. Não se garante a uma mulher sua condição feminina, que é o básico para terminar sua educação filosófica como sedutora, se ela não sabe andar de salto naturalmente. Afinal, só um homem fora da sua condição masculina, e com o cérebro bem danificado pela adoção dogmática de alguma doutrina política, faria espontaneamente sexo com uma mulher de tênis, “rasteirinha” ou coisa do tipo. Um homem de gosto, inteligente e livre, não faz isso.
      Mulher fora dos saltos é para dirigir carro. Para ser dirigida pelos cabelos, é com salto. Nesse segundo caso é que se pode perguntar se é “friboi”, mas só em pensamento. Também o machismo tem o seu “quase”.
      * Paulo Ghiraldelli, 56, filósofo, escritor, cartunista e professor da UFRRJ – http://ghiraldelli.pro.br

      quarta-feira, 18 de setembro de 2013

      POPULAÇÃO AMERICANA REAGE COM RACISMO À COROAÇÃO DE MISS EUA

      Nina Davuluri, que é de Nova York, foi coroada Miss EUA. Só que ela está sofrendo com um racismo pesado nas redes sociais, como Twitter e Facebook. Disseram barbaridades como, por exemplo, que ela deveria trabalhar em uma lojinha de conveniência e não tentar ser médica, por ser estrangeira. Também a relacionaram com terrorismo, só por conta de sua etnia (erroneamente, já que os grupos terroristas mais incisivos contra os EUA são árabes). Entenda o caso! 


      CONSIDERADO COMO UM PAÍS ALTAMENTE DEMOCRÁTICO, OS EUA MOSTRAM SUA CARA MAIS UMA VEZ E POPULAÇÃO REAGE COM EXTREMO RACISMO À ELEIÇÃO DE UMA MISS DESCENDENTE DE IMIGRANTES.

      Nina Davuluri, que é de Nova York, foi coroada Miss EUA. Só que ela está sofrendo com um racismo pesado nas redes sociais, como Twitter e Facebook. Disseram barbaridades como, por exemplo, que ela deveria trabalhar em uma lojinha de conveniência e não tentar ser médica, por ser estrangeira. Também a relacionaram com terrorismo, só por conta de sua etnia (erroneamente, já que os grupos terroristas mais incisivos contra os EUA são árabes). 

      A jovem foi eleita a Miss Nova York, e, posteriormente, Miss EUA. Porém ela é descendente de indianos — e é esse é o motivo das pessoas estarem a atacando nas redes sociais. O drama que a jovem está vivenciando pegou algumas pessoas de surpresa, pois os Estados Unidos proclama ser um país livre e sem preconceitos, cheio de imigrantes, além de ter um presidente negro.

      Nina relatou em uma conferência de imprensa que ela é tão norte-americana quanto os demais, já que os americanos possuem uma composição multiétnica.

      Os comentários que correm na internet são de que a atual miss não deveria nem fazer um curso de medicina além de ter sido chamada de terrorista por alguns internautas, já que o evento aconteceu quatro dias depois do dia 11 de setembro.
       
      Nina Davuluri tem 24 anos e nasceu na cidade de Nova York, mas seus pais são indianos. Ela já viveu em cidades como Oklahoma e Michigan .
       
      Muitos internautas acreditam que quem deveria ser eleita era a Miss Kansas, loira e alta e seria a mais adequada para representar a América.
      DO R7.COM 
       

      segunda-feira, 16 de setembro de 2013

      NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS ENVIA ESTUDANTES AO EXTERIOR





      Historicamente menos prestigiado nas políticas de ensino superior, o Nordeste enviou o maior número de graduandos para o exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras, em relação ao número de estudantes da região. Até agosto, o governo concedeu 547 bolsas para cada 100 mil universitários nordestinos, contra 509 no Sudeste. As bolsas oferecidas pelo Brasil somam quase 37,8 mil - das 101 mil prometidas até 2015.

      Especialistas apontam que ainda é cedo para determinar impactos no desenvolvimento científico-tecnológico das instituições nordestinas. A expectativa mais imediata é de que as bolsas favoreçam a internacionalização das universidades locais e incrementem o repertório dos estudantes. "Não dá para quantificar os resultados. Mas é uma mudança que amplia os horizontes dos alunos, com um custo que não é alto", avalia Cláudio de Moura Castro, especialista em Educação.

      Para o professor de Economia da Universidade de Brasília, Jorge Nogueira, é razoável atender Estados que concentram menos recursos. "A tendência de redistribuição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) começou há quase 40 anos. Se considerarmos somente o número de pesquisadores e publicações científicas, o eixo Rio-Minas-São Paulo leva a maioria dos incentivos."

      Outra aposta é que a vivência dos estudantes no exterior qualifique o mercado de trabalho regional. "Eles se formarão como profissionais mais competitivos", prevê a diretora de relações internacionais da Universidade Federal de Pernambuco, Maria Leonor Maia.
      Oportunidades. Aluna de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Sergipe (UFS), Silmara Caldas, de 23 anos, ficou seis meses nos EUA. "A UFS não oferecia muitas bolsas antes do Ciência Sem Fronteiras e viajar por conta própria seria complicado." Ela gostou tanto do intercâmbio que pretende repetir a dose: se inscreveu em outro edital do programa para uma pós em Bioengenharia.

      Recém-chegado da Holanda, Clécio Santos, de 22 anos, também elogia a experiência. "Comparando o que existe lá com nossa realidade, ficamos com vontade de fazer mais pelo País, de mexer na sociedade", diz o estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, que também cogita um mestrado no exterior.

      Ressalvas. O físico Martin Makler, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, afirma que a falta de critérios na seleção das universidades estrangeiras participantes pode reduzir os benefícios para a região. "É melhor enviar o aluno para a USP do que para uma instituição estrangeira medíocre", defende.

      Procurados, o CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgãos responsáveis pelo programa, não informaram se há critérios que privilegiam a concessão de bolsas em alguns Estados.
       DO ESTADÃO

      sábado, 14 de setembro de 2013

      O QUE É UMA HÉRNIA DE DISCO


       Hérnia de disco 


      Hérnia é a palavra usada para descrever a projeção ou protusão de determinada estrutura através de um orifício ou canal. Uma hérnia de disco ocorre quando uma parte do disco intervertebral se projeta através do forame intervertebral ou em direção à medula espinhal, podendo provocar compressão de uma das raízes nervosas (veja a figura abaixo).
      O disco intervertebral é composto por um região mais externa e rígida, chamada anel fibroso, e uma região  central, composta por uma material gelatinoso, chamado núcleo pulposo. O disco intervertebral é maleável e funciona como uma mola amortecedora, sendo capaz de se comprimir quando há peso sobre a coluna, e relaxar quando a coluna está em repouso, sem receber peso algum.
      Quando o disco intervertebral é exposto a uma crônica postura errada da coluna, a movimentos repetitivos, a excesso de carga ou a traumas, ele pode sofrer desgaste do seu anel fibroso, provocando uma fissura por onde o núcleo pulposo pode herniar, empurrando parte do disco em direção a uma das raízes nervosas. Se o disco hernia o suficiente para comprimir a raiz nervosa, o paciente passará a apresentar os sintomas característicos da hérnia de disco.
      A maior parte das hérnias de disco surge na coluna lombar, que é a região da coluna que acaba tendo que suportar mais peso e sofre mais estresses ao longo da vida. Em segundo lugar vêm as hérnias de disco da coluna cervical. Hérnias da coluna torácica são mais  raras.

      Causas a hérnia de disco

      Conforme vamos envelhecendo, o disco intervertebral vai se tornado cada vez menos flexível e elástico, ficando mais exposto a fissuras e roturas. A maioria das protusões discais ocorre em pessoas com mais de 35 anos.
      Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de uma hernia discal, podemos citar:
      - Trabalhos que demandam carregar pesos excessivos.
      - Fazer musculação sem devida orientação, sobrecarregando a coluna.
      - Levantar pesos do chão forçando a coluna (o correto não é dobrar a coluna para pegar algo do chão, mas sim se agachar para levantá-lo).
      - Traumas nas costas.
      - Má postura.
      - Trabalhos que demandam movimentos repetitivos da coluna.
      - Sedentarismo.
      - Tabagismo.
      Na maioria dos casos, a hérnia não surge de forma aguda. Ela costuma ser um processo de estresse e lesão repetitiva do disco. Habitualmente, exceto pelos casos de hérnias que surgem após traumas ou quedas, os pacientes não se recordam de um evento específico que tenha desencadeado os sintomas. A dor pode surgir subitamente em repouso.

      Sintomas da hérnia de disco

      A hérnia de disco propriamente dita não dói. Se o disco intervertebral estiver herniando, mas não houver compressão relevante da raiz nervosa adjacente, o paciente pode não apresentar sintoma algum.
      Do mesmo modo, quando há sintomas, eles podem ser leves, moderados ou intensos e incapacitantes, dependendo do grau de lesão da raiz nervosa. A compressão e lesão da raiz nervosa recebe o nome de radiculopatia.
      Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são dor, perda da sensibilidade, formigamento e fraqueza em um dos membros.
      A localização dos sintomas depende da região da coluna vertebral que apresenta a hérnia de disco. Vamos citar algumas das apresentações mais comuns.
      Sintomas da hérnia lombar e sacral
      A hérnia de disco mais comum ocorre na 5ª vértebra lombar (L5). O seu quadro clínico costuma ser de dor lombar, com irradiação por toda região lateral de uma das pernas. Fraqueza nos pés também é muito caraterístico. O paciente pode ter dificuldade de realizar movimentos, como dorsiflexão dos pés, extensão dos dedos, inversão e eversão dos pés. Perda de sensibilidade na porção lateral da perna e do pé também podem ocorrer.
      A hérnia de disco das vértebras L2, L3 ou L4 também são comuns e apresentam sintomas semelhantes entre si. O quadro é de dor lombar com irradiação para parte anterior da coxa, até o joelho.  Pode haver fraqueza para extensão do joelho ou flexão do quadril. A perda de sensibilidade costuma ocorrer na porção anterior da coxa e na face interna da panturrilha, descendo até o arco do pé.
      A hernia da primeira vértebra sacral (S1) pode causar dor ciática (este tipo de dor também pode ocorrer com compressão de L5 ou L4), que se caracteriza por dor lombar e no quadril, que irradia pela porção posterior e/ou lateral da coxa, podendo ir até o calcanhar. Fraqueza para extensão da perna e flexão dos dedos podem estar presentes, assim como perda de sensibilidade na região posterior do membro inferior.
      Sintomas da hérnia cervical
      As hernias cervicais mais comuns ocorrem entre as 5ª, 6ª e 7ª vértebras (C5,  C6 e C7).
      As hérnias de C5 costumam causar fraqueza e dor na musculatura do pescoço, ombro e início do braço. Pode ocorrer também perda de sensibilidade na região da axila.
      As hérnia de C6 é a hernia cervical mais frequente, podendo causar fraqueza e dor na musculatura do pescoço, ombro e braço, acometendo bíceps e antebraço. Pode ocorrer também perda de sensibilidade na região lateral do antebraço até o polegar e dedo indicador.
      As hérnia de C7  pode causar  dor na musculatura do pescoço, ombro, dedo médio e mão. A fraqueza costuma ocorrer no músculo tríceps. Pode surgir também perda de sensibilidade na região do tríceps, irradiando para mão e dedos indicador e médio.

      Diagnóstico da hérnia de disco

      Na maioria dos casos, o exame físico e a história clínica são suficientes para o diagnóstico de uma hernia discal. Se o neurologista quiser comprovar a existência da hérnia ou descartar outras causas de radiculopatia, alguns exames podem ser solicitados. Entre os mais comuns estão a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

      Tratamento da hérnia de disco

      O tratamento conservador, com repouso, fisioterapia, compressas mornas, educação postural e/ou acupuntura, alivia os sintomas em mais de 90% dos pacientes com hérnia de disco. A maioria se recupera, tornando-se aptos a retornar para as suas atividades habituais em um ou dois meses. Exames de imagem, como tomografia ou ressonância mostram que, com tratamento adequado,  a protusão discal encolhe-se ao longo do tempo, diminuindo a compressão da raiz nervosa e provocando melhora dos sintomas.
      Medicamentos para hérnia de disco.
      Em geral, analgésicos comuns e anti-inflamatórios aliviam bem os sintomas da radiculopatia. Em alguns casos mais graves, medicamentos mais fortes podem ser necessários, como tramadol. Medicamentos que agem sobre dor de origem neurológicas também podem ser úteis, como gabapentina, pregabalina, duloxetina ou amitriptilina. Relaxantes musculares ou diazepam também ajudam a aliviar a dor. Em alguns pacientes, o neurologista pode indicar a injeção local com corticoides para diminuir a inflamação do nervo .
      Cirurgia para hernia de disco
      Atualmente apenas uma minoria dos pacientes com hérnia de disco precisa de cirurgia. O tratamento cirúrgico das hérnias discais está indicado nos casos em que o tratamento conservador não oferece melhora após 6 semanas, quando o quadro de fraqueza muscular torna-se progressivamente pior ou quando a dor e a fraqueza são incapacitantes.
      A cirurgia mais comum consiste na remoção da parte herniada do disco, aliviando a compressão do nervo. Em alguns casos o disco intervertebral inteiro precisa ser removido e o as duas vértebras são fundidas. Outra opção é remoção do disco avariado e substituição por um disco artificial.

      CANDIDATOS AO CRIME: 48.000 JOVENS DO RN NÃO ESTUDAM NEM TRABALHAM


      O Rio Grande do Norte tem, atualmente, 48.730 jovens na faixa etária de 18 a 24 anos fora da escola. O mais grave é que esses jovens não trabalham, nem procuram emprego. O número foi apresentado durante o seminário “Educação para o mundo do trabalho”, realizado na Casa da Indústria. A reunião foi na quarta-feira (11). Na ocasião, gestores do Sistema Indústria, além representantes das Secretarias de Educação e jornalistas, debateram novas políticas para a educação no país. O workshop “Educação para o mundo do trabalho”, realizado em parceira com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reuniu entidades da sociedade civil em busca de desenvolver uma política educacional para os jovens entre 17 e 24 anos. O evento contou com a participação da especialista de negócios sociais da CNI, Hydnea Poncian Barreto, e do consultor em educação Paulo Kramer.

      Para Hydnea Barreto, o principal desafio é “atingir o público ‘nem nem’, aquele que nem estuda, nem trabalha; e hoje eles são 5.6 milhões no país, entre os 18 a 25 anos”. Ela destaca ainda a necessidade de olhar a educação com novos olhos. “Avançamos muito nos últimos 15 anos, mas em oferta de curso, não em qualidade. Mas ou nós pensamos na educação ou vamos desacelerar a economia brasileira. Desta forma vamos retroagir a década de 20 e vender commodities, só que ao invés de café e açúcar será petróleo e minérios”, enfatizou. O diretor regional do SENAI-RN, Afonso Avelino Dantas, o superintendente do SESI-RN, Marco Lael e mais cerca de 20 pessoas participaram do workshop para elaborar uma agenda propositiva que será montada e apresentada ao Governo Federal dia 30 de outubro, em Brasília.

      sexta-feira, 13 de setembro de 2013

      BIOMA CAATINGA: UMA RIQUEZA INESTIMÁVEL

       

      Preá, soin, corrupião, onça-parda, tamanduá-mirim e asa-branca, são alguns dos animais que vivem na Caatinga. Mas a fauna é muito mais abrangente: já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes, que são conhecidas até hoje no bioma.
      A singularidade da Caatinga e a sua diversidade de ambientes permitem supor que a sua fauna de invertebrados seja riquíssima, com várias espécies endêmicas, porém este grupo é o menos conhecido em distribuição e biologia. Sabe-se que os invertebrados formam a base da cadeia alimentar, fornecendo alimento para anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos, além de serem responsáveis pela polinização das plantas.

      Jacu-verdadeiro (Penelope jacucaca) Foto: Ciro Albano
      As aves representam o grupo animal com maior número de espécies registradas. São 510 espécies, das quais 15 são endêmicas e 20 estão ameaçadas de extinção, como o jacu verdadeiro e o urubu-rei. A Caatinga ainda guarda muitos segredos sobre a sua fauna, como no caso dos anfíbios, grupo que tem como habitat ambientes úmidos, e que desenvolveram adaptações morfológicas e fisiológicas que lhes permitem sobreviver maiores períodos sem água. Algumas das estratégias dos anfíbios são procurar abrigo em bromélias, escavar e enterrar-se em solos e só sair após as primeiras chuvas, reprodução rápida e explosiva no período chuvoso.



      Perereca-de-capacete (Corythomantis greeninge) Foto: Igor Roberto
      A proteção da fauna está diretamente ligada à proteção dos ambientes. As matas ciliares, por exemplo, são os locais de reprodução de muitos animais, como os répteis e anfíbios, e vêm sendo devastadas. Uma das menores espécies de crocodilianos, o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), que chega a 1,5 m de comprimento, habita as margens dos riachos e é endêmica da Caatinga. No grupo dos répteis destaca-se a variedade de lagartos, como o camaleão (Iguana iguana) e o teju (Tupinambis tequixim).
      Há quem não acredite que existam muitos mamíferos na Caatinga. Mas existem veado-caatingueiro, raposa, gambá, capivara, cotia, macaco-prego, queixada, entre outros. São 148 espécies registradas, das quais 19 endêmicas. Quem diria que a Caatinga abriga 6 espécies de felinos: a onça-pintada, a onça-parda, jaguatirica, gato-do-mato-pequeno, gata-maracajá e gato-mourisco e espécies exclusivas como o simpático mocó (Kerodon rupestris) e o impressionante tatu-bola?

      Perereca-verde-pequena (Phyllomeduza nordestina) Foto: Igor Roberto
      Contudo, a fauna da Caatinga sofre com a caça e a ocupação humana e, como conseqüência, muitas espécies já foram extintas, como a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), e outras estão sob forte ameaça como o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), a onça-parda (Puma oncolor) e o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), espécie que só ocorre na Chapada do Araripe.

      soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)
      A conservação da biodiversidade da Caatinga é um dos maiores desafios da ciência brasileira, pois, além de ter poucos estudos e ser pouco protegida, está rapidamente sendo modificada. Quanto mais informações organizadas e disponíveis sobre as espécies, melhor podem sem traçadas estratégias para a conservação.

      DA ASSOCIAÇÃO CAATINGA

      AMANHÃ 14, É DIA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA


      A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte estará promovendo neste sábado (14), o “Dia D” da campanha anual de vacinação contra a raiva animal. Iniciada no dia 14 de agosto, a expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap é vacinar 695 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos durante toda a ação. Para alcançar a meta, a Sesap vem desenvolvendo em no estado ações educativas e de imunização.

      Durante as primeiras semanas da ação, os 167 municípios desenvolveram suas ações para imunização destes animais, através de postos volantes onde técnicos percorreram áreas rurais e as mais distantes dos Centros de Controle de Zoonozes (CCZs), a fim de realizar ações preventivas e de vacinação. Neste sábado, a Campanha será intensificada nos centros urbanos, com atendimentos das 8 às 17 horas, em postos fixos definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS). A expectativa é de que pelo menos 70% das vacinações sejam realizadas neste fim de semana.
      Em Jardim do Seridó além de terem sido montados postos volantes nos bairros da  cidade,a campanha contará neste dia "D" com 02 postos de vacinação, sendo 01 na rodoviária e outro no centro de saúde. Na zona Rural, a equipe de endemias está desenvolvendo os trabalhos de imunização casa à casa.

      POR QUE A SEXTA-FEIRA 13 É CONSIDERADA POR ALGUNS COMO DIA DE AZAR

       
      Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

      Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

      quarta-feira, 11 de setembro de 2013

      COVISA REALIZARÁ PALESTRA SOBRE BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO


      A Coordenadoria de Vigilância Sanitária- COVISA, realizará no próximo dia 18/09/2013, a partir das 8:00 horas no Auditório Mestre Galinho, uma importante palestra com o tema: BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO. Para tanto, a entidade está convidando todos os proprietários de restaurantes, lanchonetes, treillers, pizzarias e congêneres para realizarem suas inscrições na sede da COVISA, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, das 7:00 horas ao meio-dia. 

      O evento, que será dirigido pela nutricionista Elaine Kelly de Medeiros, tem por objetivo geral reforçar os conhecimentos do público alvo acerca das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos com enfoque na Resolução RDC 216 da ANVISA e, especificamente, garantir uma maior segurança alimentar aos consumidores que frequentam tais estabelecimentos.

      terça-feira, 10 de setembro de 2013

      PESQUISA LIGA TAMANHO DOS TESTÍCULOS COM PARTICIPAÇÃO DO HOMEM NA CRIAÇÃO DOS FILHOS




      Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos relaciona o tamanho dos testículos dos pais ao quão ativos eles são na criação de seus filhos.
      Segundo os pesquisadores da Universidade Emory, de Atlanta, os homens com testículos menores têm mais chances de se envolver mais com tarefas como trocas de fraldas, alimentação e banho.
      Eles também encontraram diferenças nas atividades cerebrais dos pais quando eles olhavam imagens de seus filhos, de acordo com o tamanho dos testículos.
      Apesar disso, os pesquisadores observam que outros fatores, como normas culturais, também representam um fator importante.

      Os níveis de promiscuidade e os tamanhos dos testículos têm uma ligação forte no mundo animal, com a tendência dos animais com testículos maiores de copular com o maior número de fêmeas.
      Os pesquisadores estavam investigando uma teoria evolutiva sobre o balanço entre investir tempo e esforços para copular ou empregar essa energia em criar os filhos.
      A ideia é que os testículos maiores sugeririam uma tendência maior em fazer mais filhos do que em criá-los.
      O estudo, publicado na publicação científica Proceedings of the National Academy of Science, verificou a relação entre o tamanho dos testículos e a paternidade em 70 homens com filhos entre um e dois anos de idade. 

      Os pesquisadores não souberam explicar a exata natureza da relação. Eles acreditam que o tamanho dos testículos, provavelmente determinado pelo hormônio testosterona, afeta o comportamento dos homens. 
       

      segunda-feira, 9 de setembro de 2013

      A INCRÍVEL VERSATILIDADE DAS TARTARUGAS


       


      Por que as tartarugas vivem tanto? Como elas conseguem ficar com pouco oxigênio ao hibernar? O que as distingue de outros seres vivos? Pesquisadores norte-americanos acabam de decodificar o genoma de uma das espécies mais abundantes no planeta (C.p.bellii) e encontraram respostas para alguns de seus enigmas.
      Na verdade, a tartaruga é bem mais parecida geneticamente com os vertebrados – e humanos – do que se supunha. Além disso, está mais relacionada com os pássaros do que com os lagartos e cobras. Finalmente, ela não dependeu de novos genes para suas adaptações fisiológicas ao longo de seu lento processo evolutivo. Em vez disso, soube usar antigos recursos de uma forma diferente, adquirindo características invejáveis: resistência ao envelhecimento, possibilidade de reprodução em idades avançadas e capacidade de congelamento e descongelamento sem dano a órgãos e tecidos.
      Ao identificar 19 genes no cérebro e 23 no coração que são ativados na privação de oxigênio, a equipe descobriu que a expressão do gene APOLD1 aumenta 130 vezes em tartarugas em estado letárgico. Como o homem também possui esse gene, os cientistas estão animados com a possibilidade de ter em mãos um novo alvo para a prevenção e o tratamento de algumas doenças, especialmente as cardiovasculares (o infarto, por exemplo, é causado pela necrose de parte do coração pela falta de nutrientes ou oxigênio).