quarta-feira, 22 de maio de 2013

PESCADORES ACHAM RESTOS DE POSSÍVEL NAVIO NAGREIRO NO CEARÁ




 
 
 
 
A maré baixa está revelando mais que as ostras e caramujos que povoam as praias de Icapuí. Enquanto mirava para localizar peixes, Pedro José e outros dois pescadores encontraram pedaços da história do Ceará, a partir de restos de uma antiga embarcação e, possivelmente, de ossada humana presa a correntes. A Capitania dos Portos do Ceará tomou conhecimento do material e levará uma equipe de mergulhadores ao local. Pelo que avistaram no mergulho, os pescadores acreditam ter encontrado restos de uma embarcação que levava escravos. Os famosos navios negreiros.

Os objetos foram encontrados por três pescadores em um intervalo de duas semanas. O pedaço de um mastro, correntes e ossadas estavam cerca de 3 quilômetros distante da praia, a apenas 3 metros de profundidade na maré baixa fotos: claudio roberto

"Quando eu vi aquelas correntes perto de ossos de gente parecia que eram presos, aí tão dizendo que poder onde prendiam os escravos", comenta Pedro José, que nunca tinha encontrado esse tipo de vestígio em 49 anos de idade e pelo menos quatro décadas pescando no mar de Icapuí. Mas não é novidade a presença de naufrágio neste pedaço do Ceará - pelo menos nove navios afundaram nos últimos 140 anos nos mares entre Aracati e Icapuí.

Mergulho

Tem dois meses que a pesca foi interrompida quando a maré baixa permitiu que a transparência da água revelasse uma mancha escura que culminou no mergulho dos pescadores a não mais que três metros de profundidade, em um ponto três quilômetros distante da praia.

"Não podemos dizer como é a embarcação porque tá muito enterrado. Mas tinha ossos, pregos de metal e muitas correntes", explica o pescador. Todos os objetos foram encontrados num raio de 30 metros.

A agência da Capitania dos Portos em Aracati, no Litoral Leste, foi informada do achado há cinco dias. "Enviamos equipes ao local para verificar de que se tratava, tendo constatado a existência de itens, como pedaços de canos e ferragens, retirados pelos pescadores do local. Será enviado um navio ao local, com mergulhadores, para colher maiores dados, a fim de possibilitar melhor avaliação e dimensionamento da importância dos restos localizados", afirma o capitão-tenente Pereira, comandante regional de Aracati.

A Marinha do Brasil não quis dar maiores esclarecimentos até a visita dos mergulhadores. Mas o material resgatado para terra pelos pescadores foram recolhidos pela Capitania dos Portos. Menos um pedaço de ferro que o pescador Pedro José suspeita ser de um canhão. "Está guardado em meu galpão, só vamos entregar a marinha depois de falar com o Ministério Público", afirma Pedrinho.
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário