domingo, 19 de maio de 2013

NÃO CONSEGUE CONTROLAR A VONTADE DE COMER? VEJA ALIMENTOS QUE SACIAM

 
 Invista em fibras e alimentos integrais para prolongar a sensação de saciedade


Controlar o impulso de comer é uma, se não a mais difícil tarefa de cumprir quando estamos de dieta. Parece que quanto mais temos de nos controlar, mais fome sentimos. Segundo a terapeuta ortomolecurar Anna Bordini, da Clínica Bertolini, a restrição de doces, típica das dietas para emagrecer, pode piorar este quadro, uma vez que é capaz de aumentar a ansiedade e causar ainda mais fome.

“Ansiedade, estresse, depressão, angústia e tristeza são sentimentos que podem fazer a pessoa comer mais do que deveria. Quando comemos, liberamos a substância serotonina no cérebro, que gera a sensação de bem-estar. Por isso, as pessoas que lidam com estas situações podem acabar consumindo uma grande quantidade de alimentos, colocando qualquer dieta em risco”, explica.

Além do controle emocional, que é importante para evitar deslizes, a especialista indica o consumo de alguns alimentos específicos que ajudam a prolongar a sensação de saciedade. É o caso das fibras, que, quando chegam ao estômago, formam uma espécie de gel que atrasa a digestão, induzindo a pessoa a comer menos e a gastar mais calorias para digeri-las.

O fracionamento das refeições também é essencial para a perda de peso. “O ideal é realizar três refeições por dia intercaladas por pequenos lanches. Quando sente muita fome, a pessoa acaba abusando da quantidade de alimentos em uma única refeição, o que provoca um gasto energético muito grande para o sistema digestivo, causando sonolência e, consequentemente, aumentando a fome”, esclarece Anna.
Alimentos integrais mantêm o sistema digestivo ocupado por mais tempo, prolongando a sensação de saciedade.

Alimentos que saciam

- Pão integral (fuja da farinha branca!)
- Aveia
- Frutas ricas em fibras, como o abacaxi
- Queijo branco e iogurte desnatado (são proteínas magras que exigem uma digestão lenta)
- Arroz integral
- Abóbora (rica em fibras)
- Banana (rica em fibras, ferro, potássio e triptofano, substâncias que dão energia e diminuem a compulsão por comida)
- Damasco (ideal para o lanchinho da tarde)
- Folhas verdes
- Peito de peru (a gordura presente nele estimula o corpo a produzir um hormônio chamado colescistocinina, que corta a gula).
por Marianna Feiteiro
 itodas.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário