domingo, 5 de maio de 2013

EXEMPLO A SER SEGUIDO. MUNICÍPIO DO CEARÁ ESTIMULA A CAPRINOCULTURA E CRIA O BOLSA BODE


                                                                                                        FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Nem mesmo a seca que se abateu no Nordeste inibiu a iniciativa da caprinocultura nesta cidade. Ao contrário, o programa Bolsa Bode avança pelo terceiro ano propiciando renda e garantindo a subsistência de famílias de baixa renda.

Criado no dia 11 de janeiro de 2010, o programa Bolsa Bode é uma referência de convivência com o semi- árido na região do Nordeste.

O rebanho de caprinos e ovinos em todo a região é de mais de 28 milhões de cabeças. Em Tujuçuoca,distante 155 km de Fortaleza, existem pelo menos quatro  bodes, carneiros, cabras ou ovelhas para cada um dos 16.086 habitantes e nem mesmo a seca deste ano tirou o foco do projeto. Os 20 criadores da primeira etapa estão superando obstáculos e mantendo a criação de ovinos e caprinos.

Saída

"No momento em que o Brasil leva a sério o combate à fome, a caprinocultura é a grande saída para as regiões mais secas", afirma Edilardo, que ficou conhecido nacionalmente como "prefeito do bode". Na primeira etapa, foram investidos R$ 200 mil na Bolsa Bode.
 O programa começou com a inclusão de 20 jovens da zona rural, com idade entre 18 e 29 anos matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

Os selecionados receberam uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00; dez matrizes todas prenhas e um reprodutor, além de contarem com toda assistência técnica necessária através da Secretaria de Desenvolvimento Rural para o empreendedorismo, com fins de produção de pequenos animais no semiárido. Também receberam uma capineira e aprisco com capacidade para 36 animais.

Os jovens não escondem o orgulho de fazer parte de um projeto que está servindo de referência para o Brasil inteiro. É o caso de Maria Edilene Barbosa da Silva, que antes de participar da Bolsa Bode ajudava sua mãe nos afazeres domésticos.

"O bode é nosso orgulho, e tem grande aceitação. Depois que entrei no projeto, tenho passado por uma experiência muito boa sobre o bode que tem venda garantida. A nossa grande dificuldade foi com água, mas agora tudo melhorou", diz Edilene, residente na localidade de Riacho das Pedras, a 10 quilômetros da sede. Pioneira no projeto, já tem em seu rebanho mais de 25 cabeças de caprinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário