sábado, 11 de maio de 2013

ANTIBIÓTICO PODE EVITAR TRAIÇÃO, DIZ ESTUDO



Cientistas descobrem substância que deixa homens mais racionais e menos propensos a cair na sedução das mulheres 

A minociclina é capaz de tornar as decisões dos homens mais racionais, evitando que eles sucumbam aos atributos femininos

Você sabia que ir adiante poderia prejudicar sua carreira, seus negócios ou o relacionamento, mas mesmo assim não conseguiu resistir.  Será que as mulheres sempre vencerão os caras com seus poderes de sedução?

Um novo estudo das Universidades de Waseda e Kyushu, no Japão, coloca o arquétipo da “femme fatale” à prova e desafia a hegemonia das mulheres atraentes e sedutoras.

Os autores do estudo fizeram analogia a uma situação corriqueira nos filmes de espiões para ilustrar suas conclusões. “As espiãs muitas vezes ganham a confiança do macho-alvo usando seus atributos físicos. Ele geralmente suspeita que ela seja uma espiã, mas eventualmente se envolve com a mulher, apesar das preocupações a respeito de sua credibilidade", explicaram os pesquisadores japoneses. O que não é nenhuma novidade para nós que não fazemos parte do enredo, mas sabemos muito bem o como é comum esse tipo de situação na vida real.

Partindo desse princípio, os cientistas encontraram a chave para prevenir que os homens se rendam ao “canto da sereia” e só acordem quanto é tarde demais. Eles descobriram que a minociclina, um antibiótico usado no tratamento contra acne e meningite, é capaz de tornar as decisões dos homens mais racionais, evitando que eles caiam na armadilha da mulher fatal e pensem com a cabeça de cima ao cruzar com uma periguete qualquer.

Para testar os efeitos da droga, os investigadores reuniram 98 participantes do sexo masculino. Enquanto o primeiro grupo de homens tomou a minociclina, o segundo ingeriu um placebo. Em seguida, os voluntários tiveram que analisar fotos de rostos femininos, avaliando o grau de confiabilidade de cada uma das modelos. Além disso, os participantes também receberam uma quantia de 1.300 ienes (cerca de US$ 13,35) para dar a qual delas preferissem.
Os resultados revelaram que os caras confiavam mais nas mulheres que eram atraentes. Já os que tomaram a minociclina foram menos propensos a ceder às fêmeas mais vistosas, até quando o assunto era grana. Isso significa que, ao tomar o antibiótico, somos menos “seduzidos” pelas mulheres.

Mas essa não é a primeira vez em que a sedução foi testada em laboratório. Outro estudo publicado no Journal of Neuroscience em 2012 mostrou que homens comprometidos acabam evitando até fisicamente as mulheres bonitas depois de ingerirem o hormônio ocitocina. Por outro lado, solteiros e voluntários que estavam num relacionamento sério e não tomaram a substância ficaram mais “confortáveis” perto delas. 

Do ponto de vista biológico, é quase ridículo ver os homens lutando contra seu complexo de inferioridade em relação à mulher quando se trata de sedução. Porém, diante de golpistas irresistíveis que atravessam nosso caminho, o antibiótico começa a ficar mais interessante.
http://areah.band.uol.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário