quinta-feira, 7 de março de 2013

SAÚDE NATURAL: ALIMENTOS RICOS EM FERRO PODEM ALIVIAR TPM

brocolis
 

Mulheres que consomem mais alimentos ricos em ferro, em particular vegetais como os brócolos, correm menos risco de sofrer de TPM, tensão pré-menstrual.É o que revela uma pesquisa feita por especialistas das universidades de Harvard e Massachusetts, nos EUA.
 
"Os níveis de ferro que se mostraram associados a um menor risco de TPM andam perto dos 20mg por dia, o que é um valor mais elevado do que a dose diária recomendada (18mg) para mulheres na pré-menopausa", destaca Bertone-Johnson, líder da equipe.
 
Mas não exagere: "Como o consumo elevado de ferro pode ter consequências adversas na saúde, as mulheres devem evitar ingerir mais do que um total de 45mg por dia, a menos que o façam por recomendação médica", frisa.
 
De acordo com os cientistas, o papel do ferro no alívio dos sintomas da TPM se deve ao fato de este mineral estar associado à produção de serotonina, uma molécula que ajuda a regular o humor.
 
A síndrome da TPM, que homens e mulheres conhecem muito bem, geralmente aparece nos dias que antecedem a menstruação.Ela se caracteriza pelo aumento da irritabilidade e por manifestações físicas como inchaço abdominal ou dor de cabeça.
 
O grupo de pesquisadores norte-americanos, que acompanhou cerca de 3.000 mulheres ao longo de 10 anos avaliou a relação entre o consumo de ferro na dieta  com o desenvolvimento de TPM.
 
"Descobrimos que as mulheres que consumiram mais ferro, sob a forma habitualmente presente em vegetais e suplementos, tinham 30% a 40% menos riscos de vir a desenvolver TPM do que aquelas que consumiam uma menor quantidade", afirma Elizabeth Bertone-Johnson, a líder da equipe.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário