quinta-feira, 7 de março de 2013

SAFRA DE GRÃOS DEVE SER 400% MAIOR QUE EM 2012 NO CE

 
O levantamento do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA) aponta que a safra de grãos no Estado deve ser 434,51% maior que a de 2012. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) se refere ao período de 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2013 e tem como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O prognóstico, apesar de animador, deve levar em conta que o ano de comparação, 2012, registrou a pior safra de grãos no Ceará em 17 anos. A estiagem foi a principal causa do mal desempenho.

Neste ano, a produção de milho deve ficar mais alta. O feijão de corda de primeira safra (Vigna), também deve apresentar crescimento devido à reavaliação feita no município de Hidrolândia, cuja projeção inicial de rendimento fora subestimada. Já o arroz sequeiro e a mamona tiveram declínio.

A atualização do prognóstico de chuvas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em 21 de fevereiro aponta leve melhora no quadro de chuvas para o Estado. Na projeção de 25 de janeiro, a probabilidade de precipitação abaixo do normal era de 45%, com a atualização ficou em 40%. A probabilidade de chuvas próximas do normal se manteve em 35%. Já a probabilidade de chuvas acima do normal subiu de 20% para 25%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário