terça-feira, 5 de março de 2013

POUCAS CHUVAS COMPROMETEM A PRODUÇÃO DE FEIJÃO NA REGIÃO DO CARIRI

 
 Na região do Cariri, os agricultores que plantaram feijão em áreas de baixio já estão colhendo grãos. Os que semearam entre os meses de janeiro e fevereiro obtiveram produção suficiente para a subsistência de suas famílias. Entretanto, o preço da leguminosa ainda permanece alto. Atualmente, a saca pode chegar à R$ 380 e nas feiras livres, o valor do quilo é superior à R$ 8. A escassez de chuvas, que não foram suficientes para germinar as plantações maiores, prejudicou grande parte dos homens do campo.

No Crato, as propriedades onde há investimentos significativos de plantação são as de Monte Alverne, Santa Rosa e Dom Quintino. Mas, nesses locais, os produtores temem perder a primeira safra.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Emartece), no campo, a situação é complicada e as colheitas que estão ocorrendo são isoladas e insignificantes. O órgão reuniu técnicos de assistência ao campo para avaliar como estão os plantios e acompanhar os processos germinativos das plantas. O agricultor José Sebastião Agostinho perdeu as esperanças e diz que este ano não haverá safras abundantes. "Já é março e ainda estamos no período da criação do grão. Se não chover rápido iremos perder a primeira safra. Ainda vou plantar para tentar colher algumas coisa", conta.

Geralmente, as culturas de sequeiro concedem produções suficientes quando existem chuvas bem distribuídas. O engenheiro agrônomo explica que para esse tipo de plantação não há necessidade de grande volumes de água. Contudo, afirma que neste ano ainda não há como mencionar qual será a quantidade de grãos a ser colhida. "Tudo vai depender das chuvas de março e abril. Se elas forem bem difundidas, poderemos ter uma boa colheita ", pontua.

Na região do Cariri, na avaliação dos técnicos, se a soma das chuvas dos meses de fevereiro, março e abril for de cerca de 800 milímetros ainda haverá colheita de grãos.


fonte:Escritório Regional da Ematerce- Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário