sábado, 2 de março de 2013

2013 DEVE CHOVER MAIS QUE 2012

 
 O meteorologista da EMPARN Gilmar Bristot esteve na noite de ontem (01) ministrando a Palestra "CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PARA O SEMI-ÁRIDO" 2013, na sede do auditório Mestre Galinho. Na oportunidade o cientista fez uma explanação sobre a captação dos dados meteorológicos, com a apresentação de gráficos, mapas, tabelas, etc. tudo de forma muito clara e objetiva para facilitar o entendimento dos que estavam presentes.

Dos fatores

De acordo com Bristot, os fatores que influenciam o clima no Nordeste são externos. Assim sendo, as chuvas da região são decorrentes do comportamento dos oceanos Atlântico Norte e Sul e do Pacífico, responsável pelos fenômenos El Niño e La niña. Um outro fator primordial para o comportamento do clima, segundo Bristot, é a atividade solar que atinge seu pico a cada 10 ou 11 anos. "Este fenômeno teve seu auge em 2012 e ainda é forte este ano" disse o meterologista.

Das Condições

O comportamento dos oceanos vem se mostrando favorável, segundo Bristot. O oceano Pacífico está neutro, não apresentando El niño nem La niña. Já o Atlântico Norte está apresentando esfriameto das águas enquanto que o Atlântico Sul está com tendência de aquecimento. Esta diferença de temperatura entre os dois oceanos é fator primordial para a descida da zona de convergência intertropical até a região Nordeste.

O que tem preocupado os meteorologistas é o comportamento dos ventos, que tem soprado do leste (nascente) mais forte que o normal. Esta condição foi um complicador para a ocorrência das chuvas no ano de 2012.

Numa Síntese geral, Gilmar disse que a quadra invernosa está próxima de começar e que o ano de 2013 será mais chuvoso que o de 2012, porém teremos a ocorrência de muitos veranicos o que tende a fazer com que a média das chuvas na região semi-árida fique abaixo do normal.
O evento organizado pelo vereador Zé da Noite, contou com a presença de agricutores, representantes de associações, sindicatos e autoridades políticas de Jardim do Seridó e da região tendo deixado de ser local para se tornar regional pela sua importância social e econômica para o Seridó

Nenhum comentário:

Postar um comentário